A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) confirmou nesta quarta-feira (4) Vila Nova/AEGB e Vultures no Campeonato Brasileiro de 2021. Os dois goianos disputarão vaga no Novo Basquete Brasil (NBB) com outras 10 equipes.
Também foram confirmados os catarinenses de Joinville, Black Star, Brusque e Blumenau. Do Paraná, disputarão ADRM Maringá, Londrina e NBPG Ponta Grossa, atual campeão. União Corinthians (RS), Osasco (SP) e Botafogo (RJ) fecham a lista.
Mais do basquete
Ladies representam o país em torneio internacional
Vultures absorve Basquete Anapolino
Neste ano, Goiás seria representado no Brasileiro pelo Basquete Anapolino. O campeonato, porém, foi cancelado por conta da epidemia de covid-19. Mais tarde, o time auriazul foi dissolvido e incorporado ao Vultures, que assume a vaga no torneio nacional.
O Vila Nova, por sua vez, volta ao Brasileiro mirando retomar a glória de 1973, quando foi campeão nacional. O Tigre firmou parceria com a AEGB para manter o quadro de basquete.
Datas e fórmula de disputa
A CBB marcou para 13 de fevereiro o início do Brasileiro. Será mantido o formato de disputa previsto para 2020, com a divisão das equipes em duas conferências, chamadas de Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia.
Os times de cada conferência jogarão entre si em turno e returno. Os dois primeiros de cada conferência vão direto para as quartas de final. Terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputam a segunda fase, fazendo um jogo único, cruzando as conferências, para definir os outros quatro times das quartas de final, que serão em melhor de três partidas.
Os quatro melhores farão o Final Four, em sede única, para definir o campeão do Brasileiro.
Os componentes das conferências e as datas, com informações sobre transmissão, serão confirmados nas próximas semanas.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.