O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, vai receber novamente etapas anuais do MotoGP. A novidade foi anunciada em evento realizado nesta quinta (12), no Centro Cultural Oscar Niemayer, com a presença do governador Ronaldo Caiado, do vice Daniel Vilela, entre outras autoridades. Na cerimônia, o secretário de esportes e lazer, Rudson Guerra, comentou sobre as reformas necessárias na praça esportiva para que as corridas possam acontecer:
Mais do motociclismo:
De volta ao Brasil, MotoGP terá provas em Goiânia após quase 40 anos
5ª etapa define campeões do GP Goiás de Motovelocidade em 2024
“Nosso querido autódromo, atualmente, é considerado como um dos melhores do país, pela segurança e qualidade que apresenta. No auge dos seus 50 anos de existência, hoje, ele merece receber as etapas do MotoGP. Portanto, do primeiro dia de 2025 adiante, estaremos promovendo reformas no circuito, como nas entradas e saídas da pista. Além disso, construiremos banheiros maiores, espaços melhores para as famílias, e reformaremos outros aspectos técnicos”.
Segundo o secretário, haverá novas modificações na torre de comando, em postos médicos e camarotes. Na pista, a tendência é de que haja uma troca total do asfalto, além de melhoras nas áreas de escape. Outro setor que está nos planos para ser desenvolvido é o “Espaço família”, semelhante ao do Estádio Serra Dourada. Áreas de acessibilidade, que vão conter dois elevadores para pessoas com deficiências (PCD’s), também fazem parte do projeto.
Vale lembrar que o MotoGP não realiza provas no Brasil há cerca de 20 anos. Em Goiás, o evento não acontece desde 1989. Agora, o contrato assinado com a Dorna Sports (empresa organizadora do campeonato) é válido de 2026 até 2030, com a previsão de uma etapa por ano na capital goiana.
Entre janeiro a junho de 2025, o Autódromo Internacional Ayrton Senna passará pelas reformas previstas, e neste tempo, ficará interditado. O orçamento detalhado para as obras deve ficar pronto em até duas semanas, em comunhão com a Federação Internacional de Motovelocidade (FIM).