Na última semana foi realizada a Seletiva da natação paralímpica brasileira, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para definir quais os nadadores preencheriam as vagas da modalidade para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Mais da natação
Fago homenageia goiano medalhista olímpico
Goiano é convocado para o Pré-Olímpico de Maratonas Aquáticas
O goiano Ruiter Gonçalves, da classe S9, é natural da cidade de Catalão. O atleta, que tem má formação congênita na mão esquerda cravou uma nova marca continental: 56s64 nos 100m livres da sua classe, abaixo da antiga marca continental de 57s05. No entanto, como esta prova da classe S9 não faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos, a marca alcançada pelo atleta será validada na composição do revezamento 4x100m livre.
O nadador goiano, também, nadou os 50m livres masculino, da classe S9, em 26s10, poucos centésimos mais rápido do que a marca de 26s37 pré-estabelecida como critério paralímpico.
Dessa forma, Ruiter Gonçalves bateu o índice paralímpico nos 50m livre e, agora, aguarda a validação da elegibilidade pelo Comitê Paralímpico Internacional e a convocação oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o que deve ocorrer até o final de junho, para confirmar a presença nos Jogos de Tóquio.