O atleta Rodrigo Parreira, natural de Rio Verde, conquistou a oitava medalha para o estado de Goiás no Parapan de Santiago. Nesta quinta-feira (23), no atletismo, ele levou a prata numa disputa acirradíssima na prova do salto em distância da classe T36.
Parreira era favorito ao ouro por ter a melhor marca da temporada, mas sabia que haveria uma disputa intensa com o também brasileiro Mateus Almeida. No fim, o compatriota saltou para 5,64 m, recorde parapan-americano, e o goiano fez 5,58 m, que também seria suficiente para bater o recorde da competição.
Mais do Parapan
Veja o resumo de quarta-feira (22)
Esta foi a primeira medalha no atletismo para Goiás, terceira modalidade diferente a ter goianos no pódio no Chile. A que mais rendeu até aqui foi o tênis de mesa. Lethicia Lacerda, Thais Severo e Iranildo Espíndola conquistaram, somados, seis medalhas. A sétima veio com Vanilton Nascimento, na natação. Até aqui, são dois ouros, três pratas e três bronzes.
Mais esportes
No badminton, Natália Xavier sofreu a segunda derrota por 2 a 0, agora para a peruana Giuliana Poveda. Abinaécia Silva, por sua vez, se recuperou do revés para a brasileira Kauana Beckenkamp e derrotou Luz Elena Ubaque, da Colômbia, por 2 a 0. Ana Carolina Reis segue 100% na SL4 depois de passar por Jenny Ventocilla, do Peru.
Reis faz, nesta sexta-feira (24), a semifinal do simples de sua classe contra Olivia Meier, do Canadá, e também joga pelas duplas mistas contra o Peru. Abinaécia tem confronto decisivo na SL3 diante da dominicana Emeli Berroa. Natália Xavier encara a peruana Luisa Velasquéz.
No ciclismo de pista contrarrelógio, Victor Luise terminou em décimo lugar na prova C1 – 1000 m, com tempo de 1:12.041. Carlos Alberto Gomes, por sua vez, fechou em 13º, com 1:14.335.
Por fim, no basquete em cadeira de rodas, os goianos Dwan Gomes e Marcos Cândido encerraram sua participação colocando o Brasil em quinto lugar no torneio masculino, após vitória sobre a Venezuela por 79 a 38.
Além deles, também já finalizaram as provas em Santiago Rafaela Divina Silva (atletismo), Andrey Castro (tiro com arco), e Iranildo Espíndola, Thais Severo e Lethicia Lacerda (tênis de mesa).
Nesta sexta-feira, Vanilton do Nascimento compete na natação, na prova dos 50 metros da classe S9. Rodrigo Parreira volta à pista do estádio Nacional também nesta sexta para os 100 metros T36 na tentativa de conquistar mais uma medalha.
No ciclismo de pista, a agenda tem ainda Victor Luise e Carlos Alberto Gomes na disputa da perseguição 3000 metros C1.
Confira as medalhas dos goianos até aqui:
Tênis de mesa
Thais Fraga Severo – bronze no simples feminino classe 1-3; prata nas duplas mistas XD4-7; prata nas duplas femininas WD5-10
Lethicia Lacerda – bronze no simples feminino classe 8; bronze nas duplas femininas WD14-20
Iranildo Espíndola – ouro nas duplas masculinas MD4
Natação
Vanilton do Nascimento – ouro nos 100 metros borboleta S9
Atletismo
Rodrigo Parreira – prata no salto em distância T36