5.6 C
New York
domingo, maio 4, 2025
InícioDestaqueRevelado pelo Trindade, Galeno marca golaço e conquista a Liga dos Campeões...

Revelado pelo Trindade, Galeno marca golaço e conquista a Liga dos Campeões da Ásia

O atacante Wenderson Galeno, de 27 anos, foi decisivo no título do Al-Ahli Jeddah, da Arábia Saudita, na Liga dos Campeões da Ásia. Na tarde de sábado (03), o brasileiro marcou um golaço da intermediária na final do campeonato, vencida pelos sauditas por 2×0, sobre o Kawasaki Frontale, do Japão. Vale lembrar que o jogador foi revelado pelo Trindade.


Mais do futebol goiano:
Três goianos entram em campo no domingo (04) pela 3ª rodada da Série D;
Anápolis perde para a Ponte Preta e pode entrar no Z-4 da Série C

Maranhense, Galeno veio para o futebol goiano ainda novo, integrando as categorias de base do Tacão até 2015. No ano em questão, ele subiu para o time principal, mas não chegou a atuar com frequência. Entretanto, em 2016, o atacante disputou dez partidas e marcou cinco gols no Goianão, sendo eleito a “revelação do campeonato”. Apesar do prêmio, os trindadenses acabaram sendo rebaixados para a Divisão de Acesso.

- Anúncio -
Foto: Sebastião Nogueira / OPopular

Todavia, devido ao grande destaque que obteve, Galeno se transferiu para o Grêmio Anápolis, mas por lá, não atuou. Isso porque pouco depois, o jogador foi vestir a camisa do FC Porto, tradicional time português. No começo, ele defendeu apenas o time B dos Dragões, e ainda acumulou alguns empréstimos.

Contudo, na temporada 2021/2022, Galeno se firmou como titular dos azuis portugueses. Com os bons desempenhos em campo, o atleta chegou a ser convocado pela Seleção Brasileira no ano passado (2024), para disputar um amistoso contra a Espanha, que terminou empatado em 3×3. Nesse jogo, inclusive, ele sofreu um pênalti que resultou no terceiro gol brasileiro.

No total, Galeno registrou 153 jogos, 45 gols e 21 assistências pela equipe principal do FC Porto. Porém, no final de janeiro da atual temporada, o jogador foi vendido ao Al-Ahli Jeddah por mais de R$300 milhões. Até então, ele já obteve sete gols e cinco assistências em 18 partidas feitas pelo clube saudita.

Por lá, inclusive, ele integra um elenco recheado de craques de renome mundial. Alguns exemplos são: Roberto Firmino (atacante ex-Liverpool), Mahrez (atacante ex-Manchester City), Mendy (goleiro ex-Chelsea), entre outros. Com a conquista continental, a equipe árabe não só se classificou para a Copa Intercontinental, em dezembro de 2025, como também deve estar na Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2029.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram e Youtube.
Matheus Oliveira
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Goiás, integrante do Doutores da Bola - UFG, apaixonado por esportes e estagiário do Esporte Goiano.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!