Nesta sexta, dia 26, a história do confronto envolvendo Goiás e Avaí ganhará uma nova página. As equipes se enfrentam no Olímpico, em um confronto direto por uma vaga no G-4 da Série B. A equipe esmeraldina é o atual 3ª colocado, enquanto os catarinenses ocupam a 4ª posição.
“É o jogo de nossas vidas”, afirma Victor Ramos sobre o Avaí!
Se depender do fator histórico, não há favorito para o embate. No total, já foram realizados 16 partidas envolvendo os clubes, com sete vitórias para cada lado. Outros dois empates completam o retrospecto. Nos gols, o equilíbrio é mantido: 21 tentos para o Goiás e 22 para o Avaí. Os times já se enfrentaram pela Série B (seis vezes), Série A (seis vezes), Copa Sul-Americana (duas vezes) e Copa do Brasil (duas vezes).
Série B de 1999
O primeiro confronto entre Goiás e Avaí ocorreu 19 anos atrás, na Ressacada, onde os mandantes, comandados por Cuca, não tomaram conhecimento do time goiano e aplicaram um sonoro 4 a 1 pela 1ª fase da competição. Apesar do revés, ao fim do campeonato quem levou a melhor foi a equipe de Hélio dos Anjos, que acabou conseguindo o acesso para a Série A.
Copa Sul-Americana de 2010
Na temporada em que o Goiás brilhou na competição internacional, os esmeraldinos acabaram enfrentando o Avaí nas quartas de final. Após empatar por 2 a 2 no Serra Dourada, Artur Neto e seus comandados conseguiram uma vitória pelo placar mínimo na casa dos adversários. Rafael Moura foi o responsável pelos três gols dos goianos.
Atual temporada
Em 2019, as equipes já se enfrentaram três vezes. Em abril, os times se cruzaram pela 4ª fase da Copa do Brasil e o Goiás levou a melhor. Com a partida de ida acontecendo na Ressacada, o time goiano conseguiu empatar por 2 a 2, levando a decisão para volta, em Goiânia. No Serra, o Verde acabou vencendo com gols de Giovanni e Carlos Eduardo, avançando na competição. Os esmeraldinos acabaram sendo eliminados posteriormente pelo Grêmio.
Já pela Série B da atual temporada, os times jogaram em Santa Catarina, pelo 1º turno da competição. Em meio a sua arrancada no torneio, o Goiás não se intimidou como visitante e conseguiu arrancar o resultado positivo com tento único de Michael.