Realizado anualmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Ranking Nacional dos Clubes de 2022 definiu a posição de 11 times goianos que aparecem na lista. Os três principais são Atlético, Goiás e Vila Nova, nesta ordem. O Dragão e o Tigre subiram posições, enquanto o Verdão caiu, apesar do acesso conquistado.
Mais do futebol goiano
“Ficar na parte de cima”, diz presidente do Goiás sobre objetivo na Série A
Aparecidense acerta contratações de lateral ex-Náutico e atacante ex-Inhumas
Uma das funções do Ranking Nacional dos Clubes da CBF tem relação com definições acerca da Copa do Brasil. Os clubes melhor ranqueados faturam uma premiação maior e ficam em um grupo próprio para os sorteios, enfrentando assim adversários teoricamente mais fracos. A listagem também serve para a inserção das agremiações dentro do Brasileirão Série D, Copa do Nordeste e Copa Verde.
Após terminar em nono lugar na Série A de 2021, o Atlético-GO subiu três posições e agora ocupa a 16ª colocação no ranking, à frente de equipes como Botafogo e Vasco. O Goiás perdeu duas posições em relação ao ano passado, e agora está em 23º lugar. Já o Vila Nova, assim como o Dragão, subiu três colocações e figura em 31º. Quanto às federações, o estado de Goiás é o oitavo na lista da CBF, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Ceará, respectivamente.
As posições dos demais times goianos são as seguintes: Aparecidense (71º), Goianésia (101º), Jaraguá (131º), Iporá (139º), Goiânia (156º), Anapolina (185º), Itumbiara (185º) e Anápolis (222º). Vale ressaltar que o Ranking Nacional dos Clubes toma como base o desempenho das equipes nos últimos cinco anos, com diferentes pesos para os campeonatos disputados.