Uma das grandes esperanças de medalha para o Brasil no Wrestling no Jogos Pan-Americanos de Lima é a goiana Laís Nunes. Nascida em Barro Alto, no Vale do São Patrício, a atleta de 26 anos ocupa a segunda posição no ranking mundial na categoria até 62kg e é uma das candidatas ao ouro.
Embora acumule várias conquistas a nível mundial e participações em Jogos Olímpicos e Sul-Americanos, será a primeira vez que Laís disputará o Pan-Americano. Para alcançar o gosto de uma conquista inédita, a goiana não tem medido esforços nos treinamentos. Em entrevista ao Esporte Goiano, ela revela que teve uma rotina dura para chegar bem ao Peru.
– A preparação está sendo bastante intensa e focada. É meu primeiro Jogos Pan-Americanos. Eu estou feliz e grata por isso. Tive oportunidade de me preparar bem e poder saber o que tinha pra melhorar ou aprender, então eu me sinto pronta – afirmou a lutadora.
Goiano mais experiente no Pan, Renato Portela busca resultado histórico
Em 2018, Laís Nunes foi eleita a atleta do ano no Wrestling pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Com tantas honrarias e resultados positivos, é inevitável a crença em um ouro histórico para a atleta de Barro Alto. Embora preocupada especialmente com as rivais americanas e cubanas, a lutadora não deixa de mirar alto no Pan.
– As expectativas são sempre as melhores. Temos trabalhado duro e nos doado nisso, eu, meu técnico e minha equipe. Então, eu penso que lutar é a parte mais fácil e feliz. É realmente se entregar e aproveitar, porque todo o processo duro foi feito antes. E eu acredito no melhor nessa competição pra mim – salienta.
Sem esquecer da terra natal
Laís Nunes é goiana e iniciou a carreira aqui no estado. No entanto, já há mais de uma década, a lutadora radicou-se em São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde treina e mora com o marido Hugo Viana, o Wolverine.
Apesar de mais de uma década em terras paulistas, Laís não abandona as raízes. Os pais, a irmã e o irmão ainda vivem em Barro Alto e, sempre que pode, retorna à cidade. A goiana, inclusive, pretende comemorar a medalha pan-americana no Vale do São Patrício. Ademais, a lutadora diz que sempre carregará o orgulho da terra natal e, principalmente, as lembranças do início de carreira.
– Eu penso que tudo, desde o início em Goiás até aqui, tem cooperado pro meu bem. Não dá pra viver a jornada sem me lembrar de onde tudo começou. Quanta coisa já passou, o quanto todas as dificuldades e êxitos me aperfeiçoaram. E eu sinto orgulho de ser goiana, tenho orgulho da minha origem humilde e da minha luta até aqui – conta.
As competições do Wrestling nos Jogos Pan-Americanos começam na próxima quinta-feira (7) e vão até o sábado (10). Além de Laís Nunes, a goiana Kamilla Barbosa também integra a seleção brasileira e buscará medalha em Lima.