Mesmo com a pandemia, a temporada 2020 da Liga Nacional de Futsal foi reiniciada na última semana. Apesar de não ter um clube do Estado de Goiás entre os 21 participantes da competição, o futsal goiano está representado. Isso porque Raphael Naciff faz parte da comissão técnica do São José Futsal, de São José dos Campos/SP.
Goianiense, o preparador de goleiros passou as últimas seis temporadas trabalhando no Goiás, tanto na equipe adulta, quanto nos times de base. Aos 30 anos, Raphael Naciff foi convidado para o maior desafio da carreira: trabalhar no São José Futsal, na maior competição da modalidade no país. A equipe paulista foi fundada em 2006 e é presença constante nos principais torneios brasileiros.
“A oportunidade de vir trabalhar no São José Futsal veio através do treinador Fernando Cabral, no qual já havíamos trabalhado na Seleção Brasileira Universitária em 2016 (em que fomos campeões vencendo a Rússia), evento este que aconteceu em Goiânia, no qual estava junto da comissão técnica como preparador de goleiro, juntamente com o também preparador de goleiros “Tomate”. Estar aqui na equipe significa muito pra mim por ser a realização de um dos meus objetivos profissionais. Aqui a oportunidade do meu trabalho ser mais visto é muito grande. Sempre trabalhei pra chegar onde estou hoje, e o objetivo de todos nós aqui da comissão técnica é o título da Liga Nacional de Futsal”, salientou, animado com a oportunidade.
Mais do futsal:
-> Taça Brasil sofre novos adiamentos; veja datas
-> Federação aguarda Governo para decidir retorno do futsal goiano
O contato de Raphael Naciff com o futsal aconteceu ainda na adolescência. Entre os 15 e 19 anos, atuou na base do Goiás. “Foi quando parei de tentar ser (jogador) profissional. Joguei algumas competições e ganhei alguns títulos pela UFG – futsal universitário -, sendo goleiro da equipe. Surgiu uma oportunidade de ir trabalhar no Goiás com a iniciação esportiva em 2013, através de um amigo que já estava lá e aceitei o convite. Meses depois o treinador César Paraíba me convidou para estar junto de sua comissão técnica, como preparador de goleiros. Desde então estive junto do adulto e das categorias de base (sub-8, 9, 10, 11, 12,13, 17 e 20) trabalhando com a formação dos goleiros”, contou o profissional.
Durante os anos de trabalho no futsal goiano, Raphael Naciff teve destaque e chegou a ser convocado para a comissão técnica da seleção estadual sub-15, em 2019. A oportunidade de disputar a principal competição do Brasil chega, misturando alegria e responsabilidade.

“O objetivo é fazer um bom trabalho aqui no São José para que eu possa permanecer no clube na próxima temporada. Dedicar ao máximo e deixar sempre os goleiros nas melhores condições de jogo e, as outras coisas, Deus vai encaminhando no tempo Dele. O sucesso é resultado final da dedicação, do comprometimento e da lealdade”, concluiu o goiano.
A estreia de Raphael Naciff e do São José na Liga será na noite desta sexta-feira. A partir das 21h, com portões fechados, recebe o Brasília Futsal.
Formato da competição
A fórmula de disputa da LNF foi modificada, devido à paralisação que se estendeu até agosto. Os times foram divididos por região, em três grupos. O São José integra a chave A, com Corinthians, Magnus, Intelli, Minas, Praia Clube e Brasília. Os confrontos são disputados em turno e returno na primeira fase.
As cinco melhores equipes de cada grupo, além do sexto melhor colocado (entre os três grupos), avançam. Com 16 times, o mata-mata será iniciado. A decisão está prevista para dezembro.