No Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos 2025, o Vila Nova será o representante estadual. A competição começa no domingo (07) e vai até sexta-feira (12), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. No elenco colorado, há nomes conhecidos na modalidade, como por exemplo Álvaro Augusto, convocado para a Seleção Brasileira sub-20. Acercas das expectativas para a liga, o atleta comentou:
Mais do esporte paralímpico:
Saiba mais da convocação de Álvaro para a Seleção Brasileira sub-20;
Goianos conquistam a Copa América de Vôlei Sentado com a Seleção Brasileira
“Temos um grupo extremamente qualificado, e por isso, não duvido que a gente chegue até na final. Claro, com calma e pés no chão, vamos em busca de conquistar os nossos objetivos. Mas, a expectativa geral é de que teremos grandes resultados. A trajetória começa no domingo (07), e os três primeiros duelos prometem ser duros. Todavia, assim como todo jogador do Vila Nova deve ser, vamos entrar em campo com bastante raça. No final, confio que, além da decisão, também iremos conseguir chegar à Liga Nacional de Futebol de Cegos”.
No campeonato nacional, o colorado se encontra no grupo C, e vai medir forças com Apace-PB, Apadevi-PB e AMC-MT inicialmente. De acordo com o regulamento, as oito melhores equipes na classificação geral, baseada nos três grupos do torneio, avançam de fase, enquanto as duas piores serão rebaixadas. Sobre a preparação e a identificação com a equipe vilanovense, Álvaro destacou:
“Eu torço para o Tigrão desde 2015, quando comecei a acompanhar os confrontos. Portanto, vestir essa camisa nos jogos me traz uma sensação inexplicável, sendo sincero, é bem gratificante. O Fabrício (treinador) sempre me ajudou e apoiou desde pequeno, e ele tem muita influência nas minhas conquistas profissionais. Participar de todo o processo de preparação me ajudou não só a ser um atleta mais preparado, mas também um ser humano melhor. Ou seja, acredito que iremos colher todos os frutos que plantaremos durante a campanha”.
A competição ainda conta com atletas medalhistas de bronze pelo Brasil nas Paralimpíadas de 2024, em Paris. Nos demais grupos, estão presentes Agafuc-RS, Adesul-CE, Uniace-DF, Insep-SP (grupo A); Corinthians, INV-SP, Apadv-SP e Cedemac-MA (grupo B). Vale destacar que essa será a primeira participação do Vila Nova no campeonato.