5.6 C
New York
terça-feira, junho 23, 2026
- Anúncio -
Início Site Página 943

Há quase 30 anos, “la mano de Túlio” eliminava a Argentina na Copa América

Foto: Darya Sannikova/Pexels

Ainda de ressaca da recente eliminação da seleção brasileira na Copa América, o futebol goiano pode se lembrar de um momento em que um filho ilustre da terra brilhou com a “amarelinha”. Dessa forma, se os prognósticos do futebol não são dos melhores atualmente, há muita coisa boa no passado para relembrar.


Em 1995, a Copa América foi disputada no Uruguai, e o Brasil caiu no Grupo B, com Colômbia, Equador e Peru. E a seleção, que tinha jogadores como Taffarel, Aldair, Roberto Carlos, Dunga, César Sampaio, Leonardo, Juninho Paulista, Edmundo e, claro, Túlio Maravilha, ganhou todos os jogos.

Contra o Equador, venceu por 1 a 0; contra o Peru, por 2 a 0; e contra a Colômbia a progressão se manteve e o jogo terminou 3 a 0 para o Brasil.

Dessa forma, a seleção classificou-se em primeiro lugar no grupo e, nas quartas de final, enfrentou a Argentina, que ficara na segunda colocação no Grupo C.

A partida, como se previa, foi bastante disputada, e os argentinos abriram o placar logo aos dois minutos, com Balbo. No entanto, a resposta brasileira foi rápida, e Edmundo igualou o marcador aos nove.

Batistuta colocou a Albiceleste novamente na frente, aos 29 minutos, com um forte chute cruzado, que contou com a falha de Taffarel.

Acontece que Túlio Maravilha ainda teria seu momento de brilhar. O jogo caminhava para uma classificação argentina, mas aos 35 minutos do segundo tempo, o goleador goiano recebeu belo lançamento de Jorginho e dominou a bola para chutar de esquerda e empatar a partida.

Só tem um detalhe: o domínio foi com o braço esquerdo. Todo o mundo viu, menos o juiz. Menos mal, já que o gol levou a decisão para os pênaltis, e o Brasil conseguiu derrotar os hermanos por 4 a 2.

Se os argentinos se orgulhavam da mão de Maradona, o Brasil também pôde apreciar “la mano de Túlio”. É bem verdade que, na sequência do torneio, a seleção não conquistaria a taça. Na semifinal, a equipe comandada por Zagallo passou pelos Estados Unidos (1 a 0), mas esbarrou na anfitriã na grande decisão.

Após um empate por 1 a 1 (o gol brasileiro também foi marcado por Túlio), a final acabou sendo decidida nos pênaltis e dessa vez o Brasil levou a pior e teve de assistir aos uruguaios fazerem a festa diante de sua torcida.

Jogador folclórico

Quem viveu os anos 90 sabe que não faltavam jogadores folclóricos. Declarações polêmicas, comportamentos excêntricos e muita qualidade: aquela década pode ser resumida assim.

E, sem dúvidas, Túlio Maravilha era um dos personagens mais destacados. Provocador e bem-humorado, ele cativava até os torcedores rivais. É claro que também era alvo deles, já que a tiração de sarro é uma via de mão dupla.

O atacante goiano ajudou a marcar uma época e só não teve mais oportunidades na seleção brasileira porque a concorrência naquele período era pesada. Túlio, afinal, competiu com alguns dos maiores craques da história do nosso futebol, como Romário e Ronaldo.

Passagem pelos principais clubes goianos

Nascido em Goiânia, Túlio atuou nos principais clubes do estado. Ao longo de sua quase interminável carreira, ele defendeu as cores do Goiás, time que o revelou, do Atlético Goianiense e do Vila Nova.

Mas também teve tempo para atuar no Anapolina, na Canedense, no Itumbiara e no Goiânia.

Por tudo isso, o atacante provocador marcou o futebol goiano e, também, o brasileiro. Pelas suas contas, aliás, fez 1001 gols – nada mau, não é? Túlio é certamente um dos personagens históricos do mundo da bola e será sempre lembrado nas resenhas futebolísticas Brasil afora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atlético-GO está na desvantagem em retrospecto de jogos contra o Corinthians

Foto: Alan Deyvid

Na terça-feira (11), o Atlético-GO enfrenta o Corinthians pela 8ª rodada da Série A. A bola rola às 19h, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia. No retrospecto geral, em 20 jogos disputados entre os clubes, houveram nove vitórias do alvinegro da capital paulista, seis do rubro-negro goiano e cinco empates.


Mais do Dragão:
CBF altera horário de Atlético-GO x Criciúma pela 10° rodada da Série A
Atlético-GO consegue efeito suspensivo para liberar atacante e presidente

Pelo Brasileirão, o Timão também lidera tal estatística, pois em 14 jogos, venceu seis, perdeu quatro e empatou quatro vezes. Porém, na Copa do Brasil, o Dragão leva a melhor sobre o oponente, uma vez que, em quatro duelos, venceu dois, perdeu um e empatou o restante.

Considerando apenas os confrontos nos respectivos estádios dos times (Antônio Accioly, em Goiânia, e Neo Química Arena, em São Paulo), o rubro-negro também sai na vantagem. Na própria casa, em quatro jogos, houve um triunfo para cada lado e dois empates. Contudo, no campo do adversário, em seis oportunidades, os goianos venceram em três, perderam duas e empataram uma única vez.

A última partida entre ambos foi pela Série A, em 28 de setembro de 2022, na Neo Química Arena. Nesta ocasião, os paulistas venceram por 2×1. Atualmente, Corinthians e Atlético-GO estão na zona do rebaixamento do campeonato (em 17º e 18º, respectivamente). Todavia, o Timão possui cinco pontos, um a mais que o Dragão.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jovem atleta do Goianos B enxerga crescimento do Flag Football em Goiás: “tem que ser valorizado”

Foto: Matheus Oliveira / EG

No último final de semana (08 e 09 de junho), o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, recebeu a etapa Centro-Oeste da Copa do Brasil de Flag Football. Matheus David, quarterback de 21 anos que atuou pelo Goianos B na competição, disse que a experiência de estrear em um torneio tão importante foi muito especial.


Mais do flag football:
Pedro Medeiros avalia nível do flag em Goiás, destaca apoio e sonho de chegar na seleção
Goianos garantem vaga na Super Final da Copa do Brasil de Flag Football

“Foi minha primeira participação em um campeonato de alto nível no Flag Football, mas vacilei, pois poderia ter jogado já no ano passado (2023). Todavia, foi legal demais ter atuado, mesmo com a pressão que senti devido à importância do Estádio Olímpico no esporte goiano. Por isso, fico feliz pela interação que houve entre todos os times para que tudo fosse possível”.

Além do Flag Football, Matheus David também joga basquete e cursa educação física na Universidade Federal de Goiás (UFG). Apesar da juventude e da pouca experiência, o quarterback enxerga que o crescimento da modalidade em Goiás vem sendo positivo e já trouxe bons resultados no geral.

“O estado está bom no cenário atual do Flag Football. Não chega a ser igual São Paulo, por exemplo, mas já possui ótimos avanços e conquistas, como as convocações de atletas daqui para a seleção. A estrutura de treinos e jogos também já é melhor do que antes para nós, e por isso, esse esporte tem que ser valorizado sempre em Goiás, até porque, ele será parte das Olimpíadas de Los Angeles (EUA) em 2028”.

A equipe do Predadores, de Campo Grande, venceu o Goianos A por 39 a 12 e conquistou o título da etapa regional, que ocorreu no último final de semana. Entretanto, os dois finalistas já garantiram vaga na Super Final da Copa do Brasil de Flag Football 2024, que vai acontecer entre os dias 02 e 03 de novembro (sábado e domingo), em Curitiba.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim como o Goiás, Mirassol também está invicto em casa na atual edição da Série B

Foto: João Pinheiro / Agência Mirassol

O Goiás enfrenta o Mirassol na terça-feira (11), fora de casa, pela 9ª rodada da Série B. A bola rola às 19h, no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, que fica no interior de São Paulo. Até então, os mandantes venceram todos os quatro confrontos que tiveram em seu estádio na competição.


Mais do Verdão:
Veja o provável time do Goiás para o confronto;
Márcio Zanardi diz que Goiás “não pode sair do topo” na Série B

Na atual edição do campeonato, o Leão derrotou, nos jogos que fez em Mirassol, o Ceará, o Paysandu, o Ituano e o Guarani, respectivamente. Além disso, nos últimos 16 duelos no Campos Maia, o time paulista perdeu apenas um. Curiosamente, a derrota por 2×0 aconteceu no Paulistão 2024, e foi para o São Bernardo, que na época, era comandado por Márcio Zanardi, atual treinador do esmeraldino.

Ademais, a partida da próxima terça-feira será a primeira oficial entre os dois clubes. Inclusive, ambos são os únicos que venceram seus respectivos jogos em casa (Campos Maia e Serrinha) na Série B 2024. Atualmente, o Mira ocupa a 7ª colocação da tabela, com 14 pontos, enquanto o Verdão é o atual vice-líder e possui 17 pontos. Contudo, caso o alviverde vença, vai ultrapassar o América-MG e assumirá a liderança novamente.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com reforço estrangeiro, Resenhas estreia contra paranaenses na Copa do Brasil de Futsal

Foto: Divulgação

O Resenhas estreia na noite desta terça-feira (11) na Copa do Brasil de Futsal Feminino. A partida será às 20h, contra o Telêmaco Borba-PR, no ginásio Módulo Esportivo, em Rio Verde, pela segunda fase da competição.


Novamente comandado por César Paraíba, que conquistou diversos títulos à frente da equipe, o Resenhas também teve mexidas no elenco. Uma delas foi a chegada da paraguaia Ana Reynal, que estava no Sala Zaragoza, da Espanha.

Mais do futsal
Veja os campeões da base da Copa Goiás

As rio-verdenses tiveram duas baixas. Aline Berquó e Bruninha deixaram o Resenhas, que foi ao mercado e trouxe, além da paraguaia, Thifany, Mítally, Mineira, Teffy e Natália Pavorô. A direção ainda negocia com outra cara nova, mas não divulga o nome.

“Contratamos meninas com 20, 21 anos. Fazemos um trabalho diferente. Queremos base para três anos, para no próximo participarmos da Liga Nacional. Teremos a Taça (Brasil) sub-20 e, por isso, temos jogadoras mais novas, também para dar uma refrigerada. Todas estão alojadas em Rio Verde e vamos trabalhar para estarmos mais fortes a cada ano”, afirmou Kenia Leite, responsável pelo Resenhas.

A gestora também espera casa cheia para a estreia diante do Telêmaco Borba e diz que a equipe trabalhou duro para fazer um bom duelo. “Expectativa muito alta. Espero que saíamos com a vitória.”

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaque na conquista do Sesi-SP, Jana Petit fala sobre sonho da medalha de ouro nas Paralimpíadas

Uma das melhores atletas do mundo, Janaína Petit foi decisiva para o título do Sesi-SP, na virada contra a goiana Aspaego, na final da etapa de Goiânia do Brasileiro de Vôlei Sentado. Ela citou o nervosismo paulista no início como um dos fatores que quase levaram a uma derrota inédita. Ao EG, a jogadora também falou do sonho de buscar uma medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris.


Mais do vôlei
Adria Jesus também tem sonho paralímpico

Assista à entrevista na íntegra no vídeo abaixo. Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedro Medeiros avalia nível do flag em Goiás, destaca apoio e sonho de chegar na seleção

Um dos líderes do Goianos – junção do Saints e do Rednecks -, Pedro Medeiros conversou com o EG sobre o nível do futebol americano – flag football do Centro-Oeste. O jogador avaliou a realização da regional da Copa do Brasil da modalidade no estádio Olímpico, em Goiânia, apoio da família e sonho de chegar à seleção, uma vez que o esporte estará nas Olimpíadas a partir de 2028.


Mais do flag
Goianos é vice do Centro-Oeste e se garante na Super Final de Flag

Assista à entrevista na íntegra no vídeo abaixo. Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Goiana Laís Nunes fecha Ranking Series, na Hungria, em quinto lugar

Laís Nunes Pan
Foto: United World Wrestling

A goiana Laís Nunes terminou o Ranking Series de Budapeste de Wrestling, disputado no último sábado (8), na quinta colocação. A competição na capital da Hungria foi a última antes dos Jogos Olímpicos de Paris, para a qual a atleta não conseguiu vaga.


Na categoria 62 kg estilo livre feminino, a campanha da goiana de Barro Alto teve uma vitória e duas derrotas, que deixaram-na fora do pódio na Europa.

Mais das lutas
Goiana é campeã brasileira de kickboxing

Laís estreou contra a tunisiana Siwar Bouseta. Com um bom combate, ela bateu a africana por 5 a 4 e avançou para as quartas de final, quando acabou superada pela canadense Ana Paula Gonidez, por 6 a 2.

A atleta do Canadá foi à final e, portanto, carregou a goiana para a repescagem, que valeria medalha de bronze. No entanto, a brasileira foi derrotada pela norueguesa Grace Jacob Bullen, com 4 a 2, depois de sofrer um encostamento.

Laís Nunes competiu em duas Olimpíadas, na Rio 2016 e Tóquio 2020, mas não obteve classificação para Paris nos pré-olímpicos do wrestling. Ela foi campeã pan-americana em sua categoria no ano passado, no Chile.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Swimmers conquista título por equipes do Goiano de Inverno de Natação Mirim e Petiz

Foto: Divulgação/Fago

A Swimmers/Sesi conquistou o título por equipes do Campeonato Goiano de Inverno de Natação – Mirim e Petiz, disputado no último sábado (8), no Parque Aquático da UniEvangélica, em Anápolis.


Competiram 92 atletas, de oito equipes goianas, com idade de 9 a 12 anos. Ao todo, foram 38 provas, entre individuais e revezamento, com brigas acirradas pelas medalhas. Todas foram em piscinas de 25 metros.

Mais da natação
Goianos disputaram regional em Cuiabá

A Swimmers foi a melhor na categoria Petiz e, no geral, levou o título. O vice-campeonato foi da UniEvangélica, que foi quem mais pontuou no Mirim. O terceiro lugar foi da Academia Sergio Borges. Diniz Multisports e Clube de Engenharia também foram destaques. Outras equipes que competiram são Apan Itumbiara, Dener Silveira/Apcef e Brava Sport Center.

Clique aqui para ver todos os resultados

O Campeonato Goiano de Inverno de Natação é a “primeira etapa” do estadual no ano. No fim da temporada, em dezembro, ocorre o Goiano de Verão, última grande competição no estado.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Goianos fica com vice do Centro-Oeste e garante vaga na Super Final da Copa do Brasil de Flag Football

Foto: Isabella Brito Ribeiro

O futebol americano de Goiás estará representado na fase final da Copa do Brasil de flag football. O Goianos – equipe que surgiu da junção do Saints com o Rednecks -, foi vice-campeão da Regional Centro-Oeste e garantiu presença entre os 18 melhores times do país. A Super Final será disputada em Curitiba, nos dias 2 e 3 de novembro.


Mais futebol americano:
-> Confira como foi o primeiro dia da Regional Centro-Oeste

Durante o final de semana (sábado, 8, e domingo, 9), dez equipes do Centro-Oeste participaram do torneio, no estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O Goianos A terminou como segundo colocado da Conferência Pequi e enfrentou o Rebeldes do Cerrado nas semifinais, vencendo por 28 a 14. Na outra semifinal, Campo Grande Predadores bateu o Sorriso Hornets/MT por 39 a 13.

Na grande decisão, os Predadores confirmaram o favoritismo e levaram o título, ao vencer o Goianos por 39 a 12. A terceira posição ficou com o Rebeldes (40 a 0 sobre o Hornets). Também participaram do torneio de Flag Football outros dois times de Goiás: o Goianos B e o Anápolis Tigers.

Foto: Isabella Brito Ribeiro e Marcus Vinicius de Souza
Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Advertisement -

EM ALTA

JÁ VIU? FIQUE LIGADO!

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!