O Inhumas acertou a contratação do técnico Anderson Gomes, ex-Atlético/GO, para a sequência do Goianão 2026. A Pantera agiu rápido no mercado e após demitir Cléber Gaúcho, apostou na contratação do novo professor. Essa será a primeira vez que Anderson comandará de forma efetiva, um clube profissional, após deixar o Dragão.
Sua última passagem no futebol goiano ocorreu na temporada passada, quando acabou sendo desligado do Atlético-GO em setembro. O profissional também conta com passagens como preparador físico do Botafogo-RJ, Santo André, Mogi Mirim e o Vitória. O Inhumas segue sem vencer no Goianão e busca reação após quatro jogos no domingo (25). A equipe Avinhada enfrenta o Centro Oeste, às 10h, no Zico Brandão.
O Inhumas desligou o técnico Cléber Gaúcho, neste sexta-feira (23), após a derrota para o Anápolis por 2×1. O duelo ocorreu na quinta (22), no Zico Brandão. A Pantera não venceu nenhuma partida no Goianão até o momento, vê a crise fortalecer no clube e preferiu a troca de camando.
A Pantera que iniciou a pré-temporada com Marcelo Martelotte, que também foi desligado do clube, antes mesmo do início do estadual. A diretoria do clube agora vai ao mercado para acertar com um novo nome. Restam ainda mais quatro jogos para o Inhumas se livrar do rebaixamento e buscar uma classificação. Ainda encara Centro Oeste (C), Atlético (F), Jataiense (F) e Goiás (C).
A FGF definiu a escala de arbitragem para os jogos da quinta rodada do Goianão. Duas partidas irão ocorre no sábado e mais quatro no domingo, sendo uma às 10h, com Inhumas x Centro Oeste. A rodada ainda tem o clássico entre Vila Nova x Atlético-GO como destaque.
Árbitro: Breno Souza Assistentes: Jonny Kamenach e João Vitor Oliveira 4º Árbitro: Murilo Nunes VAR: Artur Morais AVAR: Edson Antônio OBSERVADOR DE VAR: Hederson Leão
ANAPOLINA X GOIÁS – SÁBADO (24/01) – 19H00 – JONAS DUARTE
Árbitro: Gabriel Queiroz Assistentes: Hugo Corrêa André Severo 4º Árbitro: Saulo Rodrigues VAR: Eduardo Tomaz AVAR: Tiego dos Santos OBSERVADOR DE VAR: Cleiber Elias
INHUMAS X CENTRO OESTE – DOMINGO (25/01) – 10H00 – ZICO BRANDÃO
Árbitro: Rubens Paulo Assistentes: Tiago Gomes e Lucas Passaglia 4º Árbitro: Joabe Leal VAR: Eduardo Tomaz AVAR: Jonny Kamenach OBSERVADOR DE VAR: Júlio Mota
Árbitro: Wilton Sampaio Assistentes: Leone Carvalho e Igor Alves 4º Árbitro: Glalber Martins VAR: João Paulo Cunha AVAR: Adriano Mendes OBSERVADOR DE VAR: Hederson Leão
VILA NOVA X ATLÉTICO – DOMINGO (25/01) – 17H00 – OBA
Árbitro: Jean Carlos Narciso Assistentes: Bruno Pires e Danilo Bonifácio 4º Árbitro: Leandro Cardoso VAR: Caio Max AVAR: Edson Antônio OBSERVADOR DE VAR: Cleiber Elias
ANÁPOLIS X CRAC – DOMINGO (25/01) – 17H00- JONAS DUARTE
Árbitro: Jefferson Ferreira Assistentes: Tiego dos Santos e Mateus Alves 4º Árbitro: Rodrigo Silva VAR: Elmo Resende AVAR: Hugo Corrêa OBSERVADOR DE VAR: Júlio Mota
E o Goianão tem mais um técnico demitido. Paulinho Kobayashi foi desligado do cargo de técnico do Centro Oeste, após a derrota por 4×0 sofrida para o Goiás. Essa tinha sido a segunda derrota de goleada seguida, visto que antes, perdeu para a Jataiense por 3×0 em Nerópolis.
Paulinho deixa o clube com apenas um ponto em quatro jogos na 10° colocação. Hoje a equipe disputaria o jogo do rebaixamento contra o Inhumas, para decidir o último rebaixado. O Centro Oeste vai ao mercado para acertar com um novo nome. O que ganha mais força é Gilberto Pereira, conhecido do futebol goiano.
A taça do Campeonato Goiano de 2026 vai ser definida pelo público. A iniciativa foi divulgada pela Federação Goiana de Futebol, que apresentou duas possibilidades de troféu, a serem escolhidos em votação em rede social da entidade.
A primeira opção foi denominada de “A Conquista”, com uma ‘alça’ e tem 60 centímetros de altura. Já o segundo troféu foi denominado “O triunfo”, com 70 cm.
A quinta rodada do Goianão 2026 coloca Anapolina e Goiás frente a frente, na noite de sábado (24), 19h, no Jonas Duarte. Os ingressos para acompanhar o duelo custam de R$ 25 a 100 reais.
A arquibancada para torcedores da Anapolina custa R$ 50 (inteira). Nas cadeiras, o preço é R$ 100. Com camisa da Rubra, é cobrado o valor de meia-entrada, ou seja, 25 e 50 reais, respectivamente. Já para os esmeraldinos, o valor cobrado é de R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia).
Os ingressos estão sendo vendidos online, pela Ingressos SA, além de presencialmente, na loja Rubra Store. No sábado, dia do jogo, a venda acontece na bilheteria do Jonas Duarte, a partir das 9 horas.
Com nove pontos, a Anapolina está na vice-liderança do Goianão 2026. O Goiás ocupa o quarto lugar, com um ponto a menos.
O início de 2026 do goiano Guto Miguel foi arrasador. O jovem tenista de 16 anos faturou dois títulos na primeira competição da temporada. Agora, se prepara para o primeiro Grand Slam: o Australia Open, na categoria juvenil.
Na última quarta (21), teve fim o J300 de Traralgon, competição disputada em piso duro, na Austrália. No simples, Luiz Guto Miguel venceu Kuan-Shou Chen, de Taiwan, 16º colocado no ranking, por 2 sets a 0, parciais de 6-1 e 6-2. A conquista rende 300 pontos no ranking.
Nas duplas, Guto foi campeão em parceria com Ziga Sesko, da Eslovênia. Vitória na decisão por 2 sets a 0 sobre o taiwanês Chen e o suíço Flynn Thomas: 6-0 e 6-4. O título das duplas garante mais 225 pontos no ranking.
Os títulos garantem subida do goiano no ranking mundial. Guto Miguel salta da quinta para a terceira posição. O próximo compromisso será o Australia Open Juvenil, a partir de sábado (24). A estreia está prevista para começar por volta das 21h (horário de Brasília), contra o japonês Kanta Watanabe.
A Federação Goiana de Futsal definiu o calendário oficial para o ano de 2026. Além das tradicionais disputas da Copa Goiás, Metropolitano e Campeonato Goiano, a temporada terá novas competições: Master e de Escolinhas. Também vão acontecer a Taça Cidade de Goiânia e os torneios regionais e nacionais, como Copa Centro-Oeste e Taça Brasil, em diversas categorias.
A Copa Master terá atletas acima de 50 anos, com início previsto para 2 de março. Será uma competição curta, com duas semanas de duração, e aberta também para clubes não filiados. “É uma forma de homenagear aqueles que fizeram parte da história do futsal goiano”, explicou Murilo Macedo, presidente da FGFS, ao EG.
Já a Copa das Escolinhas terá duas edições, uma em cada semestre. Os torneios também serão abertos para equipes não filiadas e terão disputas nos dias de semana (de segunda a sexta). A primeira edição está programada para iniciar dia 9 de março.
A previsão é que seja disputada também a Taça Cidade de Goiânia, em homenagem ao aniversário da capital. A ideia inicial é que seja disputada apenas por clubes adultos. Porém, a decisão será tomada apenas no Conselho Arbitral da Temporada (a ser realizado no dia 24 de janeiro).
O primeiro torneio de 2026 será a Copa Goiás, com início após o Carnaval, com os primeiros jogos no dia 28 de fevereiro. O Metropolitano começa dia 6 de junho. No Conselho Arbitral será avaliada a possibilidade de criação de uma série prata na competição. Já o Campeonato Goiano tem início previsto para 22 de agosto e término no dia 5 de dezembro.
O Goiás Vôlei venceu pela segunda vez no returno da Superliga masculina. Na noite desta quinta (22), pela terceira rodada do segundo turno (14ª no geral), o time esmeraldino atropelou o Juiz de Fora, em Minas Gerais: 3 sets a 0. As parciais foram 25-23, 25-20 e 25-21, em menos de duas horas de partidas. O ponteiro Henrique Batagim foi o melhor da partida.
A vitória leva o Saneago Goiás aos 24 pontos, assumindo o quarto lugar (o Minas ainda joga na rodada). De toda forma, os goianos ampliam a vantagem na faixa de classificação: agora é de sete pontos.
O próximo compromisso é em casa, no ginásio Rio Vermelho, no dia 1 de fevereiro, 18h30. Vai enfrentar o Azulim Uberlândia, nono colocado e primeiro time fora da faixa de classificação.
A campanha perfeita do Vila Nova no Goianão 2026 continua. A vítima da vez do Tigrão foi a Aparecidense, que foi superada por 3 a 0, na noite desta quinta (22), no OBA, no encerramento da quarta rodada. Emerson Urso, André Luís e João Vieira anotaram os gols.
O triunfo deixa o Vila Nova isolado na liderança, com 12 pontos e 100% de aproveitamento: quatro jogos e quatro vitórias. O próximo compromisso é o clássico de domingo, 17h, contra o Atlético, também no OBA. Já a Aparecidense segue sem ganhar em 2026: com dois pontos, está em nono lugar. Enfrenta o Goiatuba, em casa, na rodada 5.
Recheado de reservas, o Vila Nova começou em ritmo lento. A Aparecidense teve duas chances pelo alto, em cabeçadas de Jefferson (ao lado do gol) e Richard (na trave). Quando se acertou, o Tigre foi fatal. Enzo arriscou de longe aos 26 e carimbou a trave. No rebote, Emerson Urso completou pro gol vazio. Ainda houve tempo para Ryan soltar uma bomba e acertar o travessão, quase ampliando.
No segundo tempo, o técnico Umberto Louzer começou a promover entrada de alguns titulares e o domínio colorado aumentou. Aos 8 minutos, Marquinhos Gabriel
Aos 16, João Vieira – outro que começou no banco – lançou para Rafa Silva. O atacante driblou o goleiro e, sem ângulo, chutou rasteiro do lado da trave, mas para fora. Aos 23, foi a vez de Ryan quase marcar. O atacante acertou bela finalização de fora da área e Pedro Henrique fez grande defesa, no ângulo.
O Tigrão diminuiu o ritmo e esperou chance de matar o jogo no contra-ataque, diante de uma improdutiva Aparecidense, que não conseguiu ameaçar. Aos 43, Erick errou o domínio e cometeu pênalti em Formiga. Na cobrança, João Vieira deslocou o goleiro e fechou a conta: 3 a 0 para o Vila Nova.
Foto: Isabela Azine – EG
Ficha técnica: Vila Nova 3 x 0 Aparecidense 4° rodada do Goianão Data: 22/01/2026 Horário: 20h40 Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO)
Árbitro: Anderson Gonçalves Assistentes: Hugo Corrêa e Bruno Borges VAR: Artur Morais /AVAR: Danilo Bonifácio Gols: Emerson Urso (VIL) aos 26′ 1T (1-0), André Luís (VIL) aos 8′ 2T (2-0) e João Vieira (VIL) aos 44′ 2T (3-0)
Amarelos: Emerson Urso, Hayner (VIL)
Vila Nova: Airton; Elias (Hayner), Weverton, Anderson Jesus e Higor; Enzo, Marco Antônio e Marquinhos Gabriel (João Vieira); Ryan (Formiga), Emerson Urso (André Luís) e Rafa Silva (Delatorre). Técnico: Umberto Louzer
Aparecidense: Pedro Henrique; Ivan, Jefferson, Darlan e Luiz Guilherme; Lima, Richard (Bajé) e Dourado; Luan (Lauro), Bruninho e Marcão. Técnico: Augusto Fassina