Duas áreas, aparentemente, distantes entre si e difíceis de se equilibrarem: força e mente. Em território goiano, é fácil encontrar quem brilhe em alguma das vertentes, mas nas duas é algo raro. Não para Divino Aparecido.
Natural de Anápolis, Divino tem 31 anos e se destaca tanto no quesito físico quanto no quesito mental. O goiano é, atualmente, um dos melhores wrestlers do estado e, nas horas vagas, pratica o xadrez amador, também conseguindo resultados surpreendentes.
Xadrez
O esporte da mente é praticado há mais tempo pelo atleta, que joga desde que tinha 12 anos. Aliando a experiência de quase duas décadas jogando a modalidade junto de suas habilidades, Divino já foi vice-campeão amador em 2016.
Outros resultados empolgantes foram o 2º lugar nos Jogos Abertos de Anápolis, outro vice na Copa Sesc Campinas, além do tetracampeonato nos Jogos Abertos Teuto. Todos em 2018.
Wrestling
O caminho de Divino nas artes marciais não começou diretamente na luta olímpica. O atleta começou no muay-thai, em meados de 2010. Na modalidade, o goiano não chegou a disputar nenhum campeonato, mas serviu para ele migrar para o jiu-jitsu.
Nos tatames da principal arte-marcial brasileira, o atleta começou a se encontrar, alcançando a faixa azul na modalidade e conseguindo até o topo em torneio disputado em 2013, em Brasília. O passo adiante, para o wrestling, aconteceu dois anos depois.
Conheça outro nome goiano que se destaca na luta: Gabriel Limongi!
Na luta-olímpica, Divino chegou para ficar. O impacto do lutador na categoria foi imediato, já que o goiano foi por três vezes campeão estadual no estilo livre. O último título da categoria veio em setembro desse ano, no dia 16.