Campeão da Copa Goiânia há duas semanas, o Jaó/Universo segue na trilha dos títulos. Neste final de semana, a equipe alaranjada derrotou todos os seus adversários para conquistar a taça da Copa Brasil Centro-Oeste, disputada em no Centro de Excelência, na capital goiana.
De sexta-feira a domingo foram realizados seis partidas, e os goianos se saíram melhores. A primeira partida do torneio teve vitória apertada do Goiás contra o Filadélfia (DF), por 71 a 70. No confronto de fundo, outro jogão. O IFG/Soldiers fez frente ao Jaó/Universo e teve chances de vencer, mas sucumbiu ao atual campeão estadual e perdeu por 75 a 70.
No sábado (16), o Jaó/Universo deu um show. O time laranja bateu com facilidade um desfalcado Goiás, pelo placar de 113 a 59. Mais tarde, os brasilienses do Filadélfia se recuperaram vencendo o IFG/Soldiers por 76 a 60.
O Jaó/Universo foi para o domingo (17) com uma mão na taça. Para perder o caneco, o time goiano teria que ser derrotado pelos visitantes de Brasília por 24 pontos de diferença. Em vez disso, os anfitriões fecharam a Copa Brasil Centro-Oeste com 100% de aproveitamento ao fazer 77 a 73 no Filadélfia.
No outro jogo, o Goiás contou com o brilho de Átila Costa, que, mesmo após torcer o pé na sexta-feira, retornou e conseguiu um duplo-duplo, com 26 pontos e 17 rebotes. Com o grande desempenho do atleta, o Esmeraldino venceu o IFG/Soldiers por 85 a 76 e terminou com o vice-campeonato. O Filadélfia (DF) foi terceiro, e os soldados encerraram esta participação na lanterna.
Briga nacional
Com o título, o Jaó/Universo garante vaga na Supercopa Brasil. O vice-campeão Goiás também está classificado. A Supercopa ocorrerá no mês julho, na cidade de Ponta Grossa (PR). Os goianos se juntarão aos outros campeões regionais na disputa do torneio.
As equipes de Goiás ainda não têm confirmação se poderão viajar ao Sul do país para a competição. Os times não têm transporte assegurado e, se não houver apoio, podem se ver obrigados a desistir, assim como fez o Jaó/Universo em 2017. O técnico esmeraldino, Santiago Santana, espera que a diretoria do Goiás Esporte Clube ceda o ônibus para o transporte dos atletas até Ponta Grossa.
A Supercopa Brasil é uma das portas de entrada na Liga Ouro, 2ª divisão do basquete nacional. No ano passado, o Cerrado (DF) foi campeão da Copa Brasil Centro-Oeste, chegou à decisão da Supercopa contra a Unifacisa (PB) e, neste ano, jogou a Liga Ouro.
Confira um resumo dos resultados da Copa Brasil Centro-Oeste 2018
Dia 1 – sexta-feira (15)
Goiás 71 X 70 Filadélfia (DF)
Jaó/Universo 75 X 70 IFG/Soldiers
Dia 2 – sábado (16)
Jaó/Universo 113 X 59 Goiás
Filadélfia (DF) 76 X 60 IFG/Soldiers
Dia 3 – domingo (17)
Goiás 85 X 76 IFG/Soldiers
Jaó/Universo 77 X 73 Filadélfia (DF)
Classificação final
1º – Jaó/Universo – 6 pontos
2º – Goiás – 5 pontos
3º – Filadélfia (DF) – 4 pontos
4º – IFG/Soldiers – 3 pontos