5.6 C
New York
quinta-feira, maio 2, 2024
InícioFutebolFutebol GoianoIporá consolida reação e vai ao mata-mata do Goianão pelo segundo ano...

Iporá consolida reação e vai ao mata-mata do Goianão pelo segundo ano seguido

Todos os anos desde que conquistou o acesso, em 2016, o Iporá é apontado como candidato ao rebaixamento no Goianão. Em 2022, outra vez, o Lobo Guará entrou com esse status e novamente calou os críticos após uma reação impressionante no grupo mais difícil da primeira fase.


Se nos cinco primeiros jogos foram apenas dois pontos, no segundo turno o time auriazul acordou e fez 13 dos 15 pontos possíveis para garantir a vaga nas quartas de final do Goianão.

Mais do futebol goiano
Veja os duelos das quartas de final

- Anúncio -

Sob o comando de Everton Goiano, o Iporá perdeu para Atlético-GO, Crac e foi goleado pelo Vila Nova, no revés que culminou em sua demissão. Quando tudo parecia perdido, Edson Silva assumiu e deu nova vida ao Lobo Guará.

Diante do mesmo Vila, o Iporá renasceu, vencendo o Tigre pela primeira vez. Vieram ainda vitórias contra Crac e Goiatuba, além de um empate contra o poderoso Atlético-GO, no Antônio Accioly. O ponto culminante da reação foi a vitória sobre a Aparecidense e a garantia de um terceiro lugar surpreendente na chave para o time de menor investimento do estadual.

O segredo do Lobo Guará é uma defesa forte. Depois de ter sofrido 14 gols no primeiro turno, Cleriston foi vazado apenas uma vez nos últimos cinco jogos. Com uma retaguarda ajustada, encaixar os contragolpes é mais fácil. E foi nessa base que o time auriazul conseguiu reagir e vencer quatro dos cinco compromissos finais.

Foto: Lizi Dalenogari/Iporá EC

A campanha de 2022 confirmou o histórico iporaense de surpresas. Esta foi a sexta vez que o Lobo Guará jogou a elite do Goianão. Nas duas primeiras, foi quinto colocado e quase foi às semifinais do estadual, garantindo vagas na Série D em ambas. O desempenho nos anos de 2019 e 2020 foram ruins, mas marcados por reações que livraram os auriazuis da queda. 

No ano passado, pela primeira vez, o Iporá se classificou para o mata-mata do Goianão, mas acabou eliminado pelo Grêmio Anápolis, que viria a ser campeão, nas quartas de final. A terceira vaga na Série D na história veio após o acesso da Aparecidense, que automaticamente abriu mais um posto para o estado.

Neste ano, o Iporá agora tenta um feito inédito. Para isso, precisa surpreender o Anápolis, que fez a segunda melhor campanha na primeira fase. O primeiro jogo é no Ferreirão, na quarta-feira (9), às 15h30, e a decisão é no domingo (13), no Jonas Duarte.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Jornal Diário do Estado, Diário de Goiás e Rádio BandNews.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P