De acordo com um estudo recente feito pela Universidad Catolica del Maule, no Chile, a prática esportiva tem forte associação com o aumento de produtividade e a diminuição de doenças. Um exemplo disso é o programa Alianzo Sports, da empresa Alianzo, com especialização em solução de negócios.
Mais do esporte goiano
Com mais de 100 atletas na lista de espera, Projeto Vôlei Vera tenta decolar em Goiânia
Das pistas ao escritório e às pistas: a dedicação de Alexandre Santiago ao atletismo
Há cerca de um ano, a empresa lançou um programa que inclui esportes como corrida, vôlei de areia, futebol e pedal. Os colaboradores podem optar por uma ou mais modalidades. Semanalmente, todos se reúnem para a prática dos esportes.
“Nosso orçamento anual conta com uma parcela exclusiva para o pagamento de quadras, material, assessoria esportiva, inscrições em circuitos de corrida de rua e outros esportes. Com isso, temos um elevado grau de engajamento do time, que está sempre focado em alta performance. Isso acabou se tornando algo natural e parte da cultura da empresa”, diz Jhonatan Nascimento, um dos sócios da Alianzo.
Sobre o estudo feito pela universidade chilena, a pesquisa foi feita com a observação diária de 20 colaboradores em diferentes departamentos do próprio local. Com apenas 30 minutos de exercício físico e esporte, o grupo descreveu ter sentido uma redução nos fatores de estresse, ansiedade e aumento do sentimento de positividade.