5.6 C
New York
quarta-feira, maio 1, 2024
InícioMais EsportesAtletismoDas pistas ao escritório e de volta às pistas: a dedicação de...

Das pistas ao escritório e de volta às pistas: a dedicação de Alexandre Santiago ao atletismo

Quando falamos de paixão pelo esporte, o goiano Alexandre Santiago pode ser trazido como um grande exemplo. Aos 43 anos, ele vem se dedicando e se destacando no atletismo master, depois de mais de 15 anos sem correr nas pistas. Em entrevista ao EG, ele contou tudo a respeito de sua interessante jornada.

Mais do atletismo
Ronan da Silva e Regiane Souza vencem 1ª etapa do Circuito Anapolino de Corrida de Rua
Goianos conquistam 46 medalhas nas Paralimpíadas Universitárias; oito foram do atletismo

Alexandre Santiago é natural de Goiânia e serviu ao Exército em 1998. Já naquele ano, fez parte da equipe de competições do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) e não demorou muito a chamar atenção.

- Anúncio -

Depois de disputar campeonatos dentro do próprio batalhão, enfrentou adversários de outro estados. Ficou em 3º lugar no pentatlo militar nacional, com um tempo de 2min51, participando também de outras modalidades.

Após sair do Exército, decidiu fazer o curso de Educação Física na PUC Goiás. Um amigo chamado Ernesto Flávio, da UFG, era atleta e o convidou a participar de torneios de atletismo. Naturalmente, Alexandre foi.

A curta carreira de Alexandre no atletismo

Ao longo de sua carreira no atletismo, Alexandre acumulou títulos no revezamento 4x100m, faturou medalhas em 100m, 200m e salto em distância, começando de vez a sua trajetória como atleta no campo profissional.

Por volta de 2005, começou a despontar mais, sendo campeão no Troféu Minas e quebrando recordes na Região Centro-Oeste. No entanto, o trabalho e a faculdade foram apertando e Alexandre passou a disputar apenas campeonatos universitários.

Devido à falta de tempo e ao início de um mestrado, Alexandre largou as pistas. Mal sabia ele que, mais de 15 anos, voltaria a elas.

O retorno como atleta master

Alexandre Santiago atletismo salto em distância
Foto: Débora Martins

“Como funcionário da Secretaria de Educação do Estado, na Superintendência de Desporto Educacional, eu fazia parte da equipe responsável pela organização dos Jogos Estudantis. Quando fui para a pista, encontrei meus professores e lembrei da paixão que eu tinha pelas pistas”, conta Alexandre.

Os professores não hesitaram. Falaram para o goiano fazer um teste e tentar correr no master, pois Alexandre estava com um físico propício a atividades esportivas. Nos testes, apresentou tempos excelentes.

Com isso, decidiu participar do Troféu Brasil de Atletismo, em Florianópolis. “Eu, ‘carudo’ que sou, fui tentar fazer”, brinca.

Resultado: 2º lugar nos 100m, depois de apenas 30 dias de treinamento. No salto em distância, Alexandre machucou a posterior de coxa ao tentar uma outra metodologia de salto. Acha que isso o parou? Não mesmo.

“Mesmo machucado, a vontade superou a dor e eu fiquei em 1º nos 200m. No salto em distância, fiquei em 2º lugar”, comenta.

Alexandre acrescenta ainda que o atleta vencedor da prova conseguiu superar sua marca só no último salto. No processo, inclusive, acabou batendo a cabeça, literalmente, para desbancar o goiano.

Cenário atual

Devido ao seu ótimo desempenho, Alexandre Santiago, que em Goiás representa a Corpo e Ação, foi convidado a fazer parte da CF2V, equipe do eixo Rio-São Paulo com grande projeção no master. Ainda, recebeu uma carta de convocação para defender a Seleção Brasileira no revezamento 4x100m, e agora busca patrocínios a fim de tornar realidade.

“O meu sonho é pegar uma medalha, seja qual for, no Sul-Americano, e no ano que vem quero ir para o Mundial. Quero testar todos os meus limites. Gosto de ser o azarão, que vai para derrubar a lenda”, finaliza Alexandre.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Luiz Felipe Mendes
Jornalista formado pela PUC Goiás. Amante de todos os esportes, especialmente futebol e futebol americano.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P