O Instituto de Educação Avançada (IEA) vai decidir o Campeonato Goiano de Basquete de 2017. O time alvi-dourado bateu o IFG/AEGB/Soldiers com autoridade, por 91 a 75, na noite deste sábado, 18, no ginásio do IFG, em Goiânia.
Na final, a equipe vai encarar a Associação de Basquete de Anápolis (ABA), que bateu o Jaó/Universo. A definição do campeão será em uma série melhor de três partidas. O primeiro duelo tende a ser no próximo sábado, 25. O segundo seria no domingo, 26, e o terceiro, caso necessário, no sábado seguinte, 2 de dezembro. Locais e horários ainda serão confirmados pela Federação Goiana de Basquete (FGB).
Veja como foi o confronto lance a lance
Superioridade após início ruim
O IEA começou o jogo com problemas no elenco. Apenas seis atletas chegaram a tempo do apito inicial, e o time foi inferior ao Soldiers no primeiro quarto. A equipe verde aproveitou o bom momento e os erros de arremessos dos adversários para sair na frente com 15 a 13.
Com a entrada do armador Alexandre Pinheiro, o IEA não demorou a virar no segundo quarto. Embora os donos da casa tentassem equilibrar a partida, as belas assistências e bolas de três do jogador eram o desequilíbrio e levaram os alvi-dourados a fechar o segundo período com uma vantagem de cinco pontos no placar, mesmo com os erros defensivos.
O intervalo serviu para o IEA ajustar a retaguarda e fechar o portão para o Soldiers. Se não bastasse a segurança atrás, as bolas de três começaram a cair com mais frequência. Alexandre, Danilo e Luciano calibraram o braço e garantiram uma larga frente de 18 pontos no terceiro quarto.
Já abatido, o Soldiers começou o último período errando muitos arremessos e concedendo pontos fáceis ao IEA. A diferença no placar chegou a 21 pontos. Porém, a entrada de Pedro Barbosa fez a equipe da casa melhorar. O habilidoso jogador foi perfeito nos chutes que executava da entrada do garrafão. No entanto, já era tarde para uma reação, e o IEA se garantiu na final com o triunfo por 91 a 75.