O Campeonato Goiano de Basquete ganhou mais uma semana. O Instituto de Educação Avançada (IEA) derrotou a Associação de Basquete de Anápolis (ABA) por 75 a 62 na tarde deste domingo, 26, no ginásio da Apcef, em Goiânia, empatou a série e forçou o terceiro jogo.
No primeiro, a ABA venceu por 96 a 65. O terceiro e decisivo confronto será no próximo final de semana, no ginásio Carlos de Pina, em Anápolis. A data e o horário serão oficializados pela Federação Goiana de Basquete na segunda-feira.
Veja como foi o jogo 2 da decisão lance a lance
Defesas prevalecem
No início da partida, as defesas prevaleceram sobre os ataques. O nervosismo das equipes se converteu em pouca inspiração ofensiva, que facilitou o trabalho das marcações. Bem ajustados atrás, os times fizeram um duelo de poucos arremessos e muitos pontos em turnovers.
Depois de um primeiro período empatado em 15 a 15, o armador Alexandre Pinheiro entrou no jogo. As jogadas individuais do atleta que já atuou no NBB, o IEA passou a dominar no ataque. Somente no segundo quarto, o camisa 25 acertou três bolas de três pontos e deu duas assistências para cestas. Luciano também foi preciso da linha de três e ajudou o time de Goiânia a abrir nove pontos no placar.
Reação sufocada
A bronca do técnico Moisés da Silva surtiu efeito no terceiro quarto. A defesa da ABA se agigantou e parou os ataques alvi-dourados. Com o armador Alexandre fora da quadra por mais da metade do tempo, a dinâmica ofensiva do time da casa diminuiu.
A distância no placar caiu para cinco pontos. Em determinado momento, o duelo só não ficou empatado pelas falhas da ABA nos arremessos, tanto de curta como de média e longa distância.
Depois de desperdiçar o momento no jogo, os anapolinos não foram mais páreo para o IEA. Alexandre voltou à quadra e, com bolas de três, dribles desconcertantes e belas jogadas, o armador liquidou o jogo 2 das finais.