Um grupo de três pessoas organiza para o primeiro trimestre de 2024 um novo torneio de basquete 3×3. A ideia é aumentar o número de eventos da modalidade, que ainda engatinha em Goiás.
A Liga Goiana de Basquete 3×3 tem a estreia agendada para o dia 16 de março e deve abrir inscrições já na próxima semana, de acordo com a organização.
Mais do basquete
Vultures leva título de competição em Anápolis
Aliucha Barbalho, uma das organizadoras, ressalta que a liga vem para ampliar a gama de eventos disponíveis para os atletas em Goiás. Ela explica que o estado tem poucas opções, sobretudo as que agregam pontos internacionais.
“Gostamos muito da modalidade e tem poucos eventos em Goiás que dão pontos Fiba. Os atletas daqui ficam prejudicados em relação aos de outros estados, que têm muitos eventos”, disse ao EG.
A liga abrirá inscrições nas categorias adulto – masculino e feminino – além do sub-18 masculino e no adulto cadeira de rodas misto. O planejamento é para que cerca de 40 equipes participem, mas a organização ainda vai aguardar a procura depois da abertura do período de inscrição.
O local ainda será confirmado pela liga. Pela categoria em cadeira de rodas, a quadra precisa garantir acessibilidade. Além do basquete, haverá apresentação de hip-hop do grupo Megabreak. “Queremos incluir bastante a cultura de rua no evento”, frisou Barbalho.
Além dela, Daniel Henrique Bernardes e Gabryela Faria integram o grupo organizador da Liga Goiana de Basquete 3×3.