Apontados como candidatos ao rebaixamento no início da temporada, Atlético Goianiense e Goiás estão em condições muito distintas na tabela. Ao fim do primeiro turno, o Verdão, embora com dois jogos a menos, é o clube com maior risco de queda. Por sua vez, o Dragão sonha com uma vaga em competição internacional.
De acordo com o site Chance de Gol, do matemático Tristão Garcia, o time alviverde, lanterna da Série A, tem 92% de probabilidade de estar na segunda divisão em 2021. Para escapar do descenso, o Goiás precisaria somar cerca de 33 pontos dos 63 ainda disponíveis. O aproveitamento, nesse caso, seria de 52%, bem acima dos atuais 23,5%.
Mais do futebol goiano
Zé Ricardo é favorito ao cargo de técnico no Dragão
Lateral pode retornar ao Verdão
O Atlético, por outro lado, figura em 13º, a um ponto da faixa de classificação à Sul-Americana. O risco de queda do Dragão não passa de 19%. A chance atleticana de conquistar vaga na competição internacional, no entanto, é de 35%.
O time rubro-negro fechou o primeiro turno com 38,5% de aproveitamento. Se repetir a campanha no returno, dificilmente será rebaixado. Para levar uma vaga para a Sul-Americana, todavia, o Atlético precisa somar mais pontos, elevando o aproveitamento acima de 45%.