Os goianos Henrique Medeiros, de 15 anos e natural de Quirinópolis, e Joseph Vieira, de Goiânia, ficaram com a prata no primeiro dia de competições do Marina Rio Club Open, em Itumbiara. Esta é a primeira competição internacional de Beach Tennis da história de Goiás e reúne 500 atletas de 12 países.
No masculino, eles perderam o caneco para a dupla do russo Ivan Syrov, que já foi 13 do mundo, e do paulista Enrico Ceratti. Eles venceram por um duplo 6/4. Vale lembrar que Joseph Vieira é de Goiânia, mas tem origem francesa e atua com a bandeira do país europeu.
Mais do beach tennis
Veja tudo sobre o evento
Apesar do vice-campeonato, a dupla dos goianos comemorou a primeira final nível internacional da carreira deles e destacou a importância de um evento inédito no estado. “Sensação foi muito boa poder jogar uma final aqui em casa, uma decisão muito acirrada. O cansaço contou muito, o Joseph com cãibras, eu com cãibras em dois lugares , entregamos o nosso máximo. Meu terceiro torneio internacional ITF, jogo super disputado”, disse Henrique.
“Poder representar Goiás, chegar numa final, nem eu esperava chegar na decisão . Felicidade toma conta. A derrota na final foi um detalhe pois todos os jogos vencemos por coisa de dois pontos, salvamos match-points e demos nossa vida. Se não veio dessa vez, virá na próxima”, completou.
No feminino, o título ficou com a dupla da gaúcha Daniela Bozko e a paranaense Ana Preisner. Elas superaram na decisão a dupla das paraenses Brenda Rique e Juliana Bernardes por um duplo 6/4.
Este é o primeiro ano de profissional das duas e a terceira conquista de BT 10, elas venceram em Uberlândia (MG) e Londrina (PR): “É um privilégio estar aqui, nesse torneio, conseguimos soltar nosso jogo, atuamos bem”, disse Preisner
Secretário de Esportes de Itumbiara e natural da cidade, Dante Amaral, campeão olímpico de vôlei de quadra, marcou presença e entregou a premiação, o troféu em homenagem ao símbolo da cidade, a ponte Affonso Pena.
“É um privilégio poder sediar e contribuir dessa maneira. Estamos falando de um torneio mundial, primeiro desse porte no estado de Goiás e aqui em Itumbiara. Isso mostra a importância dessa modalidade que vem crescendo. Sou muito fã, pratico, jogo Beach Tennis e o que puder fazer para incentivar não só o Beach, mas outros esportes, farei. Esse é apenas o começo de tudo que pode acontecer”.
O torneio segue nesta quarta-feira, a partir das 9h, com mais um evento BT 10 com definição de mais campeões no masculino e feminino com transmissões a partir da semifinal do Instagram do canal PlayBT. As finais estão previstas para 17h30 a feminina e 18h30 a masculina.
A partir de quinta-feira, 29, o torneio segue com o qualifying do evento principal BT 200 com premiação total de US$ 15 mil e presença de jogadores de 12 países (Brasil, Itália, França, Letônia, Venezuela, Japão, Argentina, Portugal, Espanha, Bolívia, Rússia e Chile). A chave principal começa na sexta-feira, 30, e vai até o domingo, 2, com presença de vinte atletas do top 20 mundial do masculino e feminino sendo sete top 10 do masculino e quatro no feminino. O canal PlayBT do Youtube transmite a chave principal com conjunto com o Instagram.
A competição terá a disputa também do torneio amador nas categorias A, B, C e D disputando Dupla Masculina, Dupla Feminina e Dupla Mista começando na quinta-feira, 29. Os veteranos também vão disputar a competição em categorias a partir dos 40, 50, 60 anos.
Programação do Evento:
28/06 – Quarta-Feira – Torneio BT 10 a partir das 9h
29/06 – Quinta-Feira – Quali torneio BT 200
30/06 – Sexta-Feira – Finais do Quali pela Manhã e 1ª Rodada torneio BT 200 chave principal a partir da tarde
01/07 – Sábado – Oitavas e Quartas do Torneio BT 200
02/07 – Domingo – Semis e Finais do Torneio BT 200