Na tarde de segunda-feira (02), o goiano Rodrigo Parreira, natural de Rio Verde, terminou a final do salto em distância T36 masculino em 6º lugar, nas Paralimpíadas de Paris 2024. Na decisão, o atleta de 30 anos atingiu a marca de 5m60cm. A diferença para a distância do ucraniano Oleksandr Lytvynenko, medalhista de bronze (3º colocado), foi de 16cm.
Mais das Paralimpíadas e do atletismo:
Jane Karla se despede de Paris após Brasil ser eliminado pelo Irã no tiro com arco misto
Corrida Orgulho de Viver, em Goiânia, tem inscrições abertas
O pódio final da competição ainda contou com outro brasileiro. O gaúcho Aser Mateus atingiu a marca de 5m76cm, e ficou com a medalha de prata (2º lugar). O brasileiro, inclusive, liderou a prova até a última bateria de saltos, quando o russo Evgenii Torsunov fez 5m83cm e se tornou bicampeão paralímpico.
A prata em Paris 2024 foi a primeira medalha paralímpica conquistada por Aser Mateus. Em contrapartida, mesmo não conseguindo chegar ao pódio na categoria, Rodrigo Parreira já possui duas medalhas em Paralimpíadas. Nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016, o goiano adquiriu a prata nos 100m e o bronze no salto em distância.
A categoria T36 do esporte em questão é para atletas que apresentam, ao menos, uma das seguintes condições nos membros superiores ou inferiores: Atetose (movimentos involuntários anormais) moderada; ataxia (equilíbrio ou coordenação motora prejudicados); hipertonia (falha na comunicação do cérebro com a medula espinhal).