5.6 C
New York
quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioMais EsportesLutasCom presença goiana, evento apresenta aula online de taekwondo para dez países...

Com presença goiana, evento apresenta aula online de taekwondo para dez países da América Latina

Sem atividades presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus, o taekwondo tem se aproveitado do modo online. Treinador da Seleção Goiana da modalidade, Edgar Guimarães foi convidado a ministrar uma aula virtual na sexta-feira (28), a partir das 18h (horário de Brasília), com participação de lutadores e professores de 10 países.

 

O evento é organizado pelo professor Víctor Adán Leon Rosas, da Equipe Jaguares Taekwondo México, que explica que, apesar de gratuito, é necessário um cadastro do aluno com o professor, para que se tenha um controle adequado dos participantes. A plataforma utilizada é o zoom.

- Anúncio -

“O evento surge da necessidade de manter nossos alunos ativos. A ideia partiu do Professor Percy Rojas, da organização Koyohan Taekwondo no Peru, que me fez o convite para ensinar seus alunos e vice-versa e assim continuar promovendo a prática de nosso esporte. Daí tivemos a ideia de ampliá-la com professores amigáveis ​​e a ideia de realizar a Copa América Interclubes de Poomsae, na qual os alunos de diferentes nações latino-americanas competirão na modalidade Poomsae e a transmissão será feita através da página do Facebook MundoSportsMagazine”, detalhou o professor mexicano, em entrevista ao Esporte Goiano.

Mais lutas:
-> FGTKD oferece cursos para atletas que farão exames de faixas pretas
-> Fegoju promove seletiva de judô funcional em setembro
-> Do Novo Mundo à Tailândia: a história de Rhuam “Show”, bi mundial de Muay Thai

“Provavelmente teremos casa cheia, pois o fato do Brasil ser o país anfitrião chamou a atenção dos alunos, pois é preciso mencionar que não é só a aula, mas a apresentação cultural que é feita no início da aula e a sessão de perguntas e respostas para o país anfitrião, onde nos contam mais sobre a cultura do seu país. Tem sido algo muito marcante para os alunos”, salienta Víctor Adán Leon Rosas. O organizador informou que houve lotação em 80% das turmas de treinamentos, ou seja, até 200 alunos conectados.

Já confirmaram presenças praticantes de taekwondo de Peru, México, Chile, Argentina, Colômbia, Guatemala, Costa Rica, Equador, Brasil e República Dominicana. 

“É muito gratificante ter esse reconhecimento, ter essa oportunidade de estar levando o nome do meu município, que é Aparecida, do Estado de Goiás e do Brasil adiante. Quando a Dangela (Guimarães, sua filha e atleta) foi campeã pan-americana, acabamos abrindo as portas para o mercado latino. Ficamos bem conhecidos, fiz muitos contatos. Tivemos atletas medalhistas em competições na Argentina, em seguida também, o que colaborou”, lembra o goiano Edgar Guimarães.

O treinador também explicou o que pretende ensinar aos alunos virtuais. “Pretendo passar minha metodologia de treino. Gosto de trabalhar bastante um estilo mais agressivo, que ficou bem marcado com a Dangela, que busca a luta. Ao mesmo tempo, algumas coisas que vem mudando no taekwondo Sul-Americano e Centro-Americano, que compõe o taekwondo latino. É um estilo que gosta de lutar, usa muito a perna da frente, que tem uma força e usa muito o soco. Pretendo usar essa metodologia e que gostam muito de usar”, detalhou.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P