No dia 31 de agosto (domingo), Goiânia vai sediar a 12ª Maratona em Movimento, que promove muito mais do que apenas uma corrida. No caso, o evento serve, principalmente, para conscientizar a sociedade sobre a Esclerose Múltipla. Essa doença é autoimune, crônica e inflamatória, que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC).
Mais do atletismo goiano:
Confira quem foram os vencedores da 5ª etapa do Circuito Anapolino de corrida de rua;
Saiba quais foram os goianos que participaram do 44º Troféu Brasil de Atletismo
Portanto, o intuito do projeto é dar visibilidade para as pessoas que lutam contra tal doença, promovendo a inclusão por meio do esporte. Nessa edição, a expectativa da organização é de reunir cerca de três mil corredores na capital goiana. Vale destacar que todos os atletas com Esclerose Múltipla não precisaram pagar nenhuma taxa de inscrição.
“Isso é mais do que uma corrida, pois esse movimento reúne empatia e informação. É uma forma de dar voz às pessoas com o diagnóstico da Esclerose Múltipla. Queremos mostrar que elas podem, e devem, estar ativas e em movimento, ao mesmo tempo que são acolhidas”, destaca Eduarda Assis de Albuquerque Arantes, idealizadora e organizadora da maratona.
A 12ª Maratona em Movimento terá quatro tipos de provas: 5km, 10km, 21km e 42km. A primeira largada acontece às 05h55, para as categorias das pessoas com deficiência (PCD’s) e da elite. Todos os participantes vão largar e completar os circuitos no Paço Municipal. Vale lembrar que o evento abrange categorias masculinas e femininas.