Confirmado na última semana pelo secretário de Esportes, Karin Abrão, a 1ª etapa da Corrida de Rua de Anápolis acontecerá no próximo dia 27, às 19h30, saída do Ginásio Internacional. Em entrevista ao Esporte Goiano e Geração do Esporte, o presidente da Federação Goiana de Atletismo, Genivaldo José Caixeta, elogiou o circuito anapolino e falou da expectativa para nova temporada.
— Esse ano será melhor que 2018. Muitas coisas foram agregadas ao circuito de lá para cá, em termos de qualidade, atendimento aos atletas. Isso assegura que 2019 haverá mais atletas interessados em participar — disse.
Sobre o ranking estadual, Genivaldo José Caixeta destacou que a federação reconhece apenas a classificação geral, sem levar em conta por faixa etária. Como sugestão, para engrandecer o evento que já está entre os maiores do Brasil, o presidente da Federação afirmou.
— Temos um problema que precisamos corrigir. Não podemos homologar uma prova feita com meninos de 9 anos participando em um trajeto de 5km com adultos. Como sugestão, pela grandeza que o circuito anapolino já tomou, precisamos desenvolver uma corrida infantil para atender a criançada de 9 a 14 anos. Assim, descobriremos muitos talentos — disse.
Genivaldo admitiu que é uma falha conjunta e que é um problema que vai sugerir à secretaria uma correção. ”Se o atletismo for agraciado com um circuito para a garotada além da fase adulta, uma atividade separada, certamente encontraremos vários talentos”, finaliza.
Considerada o maior circuito público do Brasil, a prova anapolina é realizada pela Secretaria de Esportes e Lazer de Anápolis, com a chancela da Federação Goiana de Atletismo, e conta pontos para o ranking estadual.