O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) informou na última quarta-feira (22) o cancelamento do Festival Paralímpico de 2020. O evento, que seria realizado no dia 19 de setembro, ocorreria em Goiás nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.
Conforme o CPB, a decisão se deve pela falta de uma previsão de retorno das atividades esportivas por conta do avanço da epidemia de Covid-19. Um novo edital para a edição de 2021 do evento será publicado.
Mais do esporte em Goiás
Natação teve mais eventos afetados
Relembre massacre brasileiro sobre a Eslovênia no futsal em GO
Esta seria a terceira edição do Festival, que começou em 2018, com 48 cidades. Na ocasião, Anápolis representou Goiás. No ano passado, o evento se expandiu para 70 sedes, com a inclusão de Aparecida e Goiânia, e atendeu mais de 10 mil crianças.
Entre as atividades praticadas estão: Futebol de Cinco, Arremesso de Disco, Arremesso de Peso, Salto em Distância e Bocha, são inclusivas. Em Anápolis, pelo menos 120 crianças e adolescentes com deficiência (PCD) seriam atendidos, além de 30 sem deficiência.
Apesar de ficar sem sediar o evento pela primeira vez em três anos, a cidade apoia a decisão do CPB. “Neste momento, numa atitude de responsabilidade com a saúde dos atletas, o Comitê Paralímpico Brasileiro cancela o evento. Neste momento de pandemia é impossível realizar o festival, para evitar o contágio”, disse o secretário de Esportes, Karim Abrahão.