5.6 C
New York
sexta-feira, dezembro 13, 2024
InícioVelocidadeAutomobilismoFelipe Massa explica processo por título de 2008 na Fórmula 1: "briga...

Felipe Massa explica processo por título de 2008 na Fórmula 1: “briga pelo que é justo”

O piloto Felipe Massa disputa na justiça britânica o título da Fórmula 1 de 2008. Em entrevista ao EG, Massa afirmou que “briga pelo que é justo”, e disse estar confiante que irá conseguir reverter o título, vencido na época por Lewis Hamilton.

Mais velocidade:
Ainda sem equipe para 25, Ricardo Maurício comemora pódio
Felipe Massa, Átila Abreu e outros pilotos enaltecem autódromo de Goiânia: “dos melhores do Brasil”

“A gente está nessa luta, nessa briga pelo que é justo. O que é justo a gente sabe o que é. Estamos nisso já há uns sete meses, mais ou menos, e temos grandes profissionais e advogados tratando o caso”, disse o piloto.

- Anúncio -

Atual titular na Stock Car, Massa entrou com ação contra a F1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), e Bernie Ecclestone, ex-presidente da categoria, por batida intencional de Nelson Pique Jr no GP de Singapura em 2008. O episódio ficou popularmente conhecido como Singapuragate.

Na ocasião, Massa liderava o GP de Singapura, mas sofreu com um erro e uma punição, caindo para o 13° lugar e deixando a corrida sem pontuar. Porém, durante o GP, Nelson Piquet Jr bateu de forma proposital, como constatou FIA em 2009, para beneficiar a vitória de Fernando Alonso, colega de equipe na Renault. Em entrevista ao podcast Pelas Pistas, Piquet admitiu que sofreu pressão psicológica e ficou “contra a parede”, para bater de propósito e favorecer o colega da equipe a mando da Renault.

De acordo com o regulamento da competição, o resultado de uma corrida não podia sofrer alteração após a premiação de gala ao fim da temporada. E com isso, o próprio Ecclestone persuadiu Piquet a não divulgar que o acidente do filho foi proposital, até que a cerimônia fosse realizada e o episódio ficasse por debaixo dos panos.

De acordo com uma análise conduzida pela Fórmula 1 em 2009, a batida foi proposital. Tal fato culminou em punições para Flávio Briatore, ex-chefe da Renault, e Pat Symonds, ex-engenheiro chefe.

O que a FIA deveria ter feito?

Desta forma, a maneira correta da FIA conduzir a situação seria investigar a batida antes da cerimônia oficial de premiação. Desta forma, a Federação deveria adiar a gala que coroou Hamilton como campeão.

Ao considerar que os resultados do GP foram manipulados de forma deliberada, a federação teria que cancelar a corrida, ou atribuir os pontos refletindo as posições anteriores à batida na 14ª volta, quando Massa liderava a corrida. O piloto brasileiro terminou a corrida sem pontuar, e ao fim da competição, perdeu o título para Lewis Hamilton por apenas um ponto de diferença.

Diante da situação adversa, Felipe Massa entende que a anulação da corrida por manipulação, ou a pontuação atribuída antes da 14ª volta. O que garantiria a ele o título da Fórmula 1 de 2008. O piloto acredita que a justiça será feita.

“Estamos na corte inglesa. E aí nós vamos lutar até o final pelo que é justo. Porque o que aconteceu comigo e com os brasileiros, de ter tido um título como esse tirado da nossa mão. Não é justo e nós vamos lutar até o final”, declarou o piloto.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram, e Youtube.

 

Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P