A Federação Aquática de Goiás (Fago) divulgou nesta quarta-feira (26) o calendário de competições para a temporada 2022. A grande novidade é a implementação de um Circuito Goiano de Águas Abertas, com cinco etapas.
Estão previstas também diversas competições na piscina. A primeira delas será o Super Torneio de Longa Distância, no dia 20 de fevereiro, no Sesi, em Goiânia. Também estão no calendário o Torneio Fago, Torneio de Inverno Carlos Alberto Jaime, Campeonato Goiano – Verão e Inverno, além de disputas em piscinas em cidades do interior, como Anápolis e Itumbiara.
Mais da natação
Fago já realizou clínica em 2022
Jovem goiano vai treinar no Minas Tênis Clube
Estão no calendário também diversas competições nacionais, das quais muitas terão goianos na disputa, e também regionais, como o Torneio Centro-Oeste. O grande chamariz, porém, são as águas abertas. O diretor de águas abertas da Fago, Pedro Durães, ressalta a importância da categoria para democratizar a natação.
“O calendário de águas abertas é inédito. A Fago nunca realizou um circuito goiano de águas abertas e agora vai. São cinco etapas e vamos conseguir explorar lugares onde não havia competições, como no interior, em Catalão, Buriti Alegre. A proposta é bem legal e inclusiva. Ano passado, fizemos um evento-teste em Buriti Alegre. Foram 50 inscritos, de crianças de nove anos até senhores de 60. É bem legal. As águas abertas prometem ser bem forte para nós neste ano”, disse ao EG.