O atacante Léo Souza chegou ao futebol goiano no final de fevereiro de 2017, emprestado pelo Santos. Com apenas 19 anos, vestiu a camisa do Esporte Clube Rio Verde nas últimas quatro rodadas do Campeonato Goiano. Naquele momento, a equipe do sudoeste do estado lutava pela permanência na primeira divisão e contra grave crise financeira, atrasos de salários e carência estrutural.
O contexto desfavorável não impediu Léo Souza de ajudar o alviverde a fugir do rebaixamento. Fez uma assistência diante do Itumbiara na cidade de Rio Verde. Entrou durante duas partidas: Iporá, no município de mesmo nome, e Vila Nova, em Goiânia. Ficou no banco de reservas em todo o confronto com a Aparecidense, em Aparecida de Goiânia. Lembra dele? Em 2020, vai jogar no Urawa Red Diamonds do Japão.
Sorocabano de 22 anos e 1,81 m vive fase goleadora. Em 2019, foram 28 tentos pelo Albirex Niigata, clube da Liga B do Japão. Ano passado, na Liga C nipônica, balançou as redes em 24 oportunidades pelo Gainare Tottori. Joga de centroavante, 2º atacante ou nas pontas. A rápida movimentação é uma das principais características. Está avaliado em 1,5 milhão de euros pelo Transfermarkt (cotação do último 28/12). Os bons números motivaram o Urawa Reds a adquirir o brasileiro para a disputa da primeira divisão da Liga Japonesa 2020.
Acompanhe a seguir os melhores momentos de Léo Souza em 2019
Lembra deles?
– Lateral ex-Goiás vive a terceira experiência internacional na carreira
– Atacante ex-Vila Nova sagra-se campeão e artilheiro na Coreia do Sul
O Urawa Reds é um clube-empresa, que pertence à Mitsubish Motors Corporate, e possui o elenco mais valioso da Liga Japonesa A: próximo a 28 milhões de euros (Dados do Transfermarkt). É um dos mais vitoriosos do país: 13 títulos, dois deles da Champions Asiática (2003 e 2016).
Veja trecho da passagem de Léo Souza pelo Rio Verde em 2017
- 12/03/2017 —> Rio Verde 1×3 Itumbiara. Estádio Moisés Veloso do Carmo na cidade de Rio Verde-GO. 9ª rodada do Campeonato Goiano. Após cobrança de falta, Léo Souza com a camisa 11 faz assistência de cabeça para o gol de André Luís, aos 28 minutos do primeiro tempo.