Que atire a primeira pedra quem nunca fez esta promessa de Ano Novo!
E que atire a primeira pedra quem nunca desistiu da promessa já na primeira semana ou primeiro mês!
A pergunta que merece ser feita é: por quê tantas pessoas desistem do projeto de sair do sedentarismo mesmo dizendo que desejam isto?
Sabemos que alguns fatores dificultam a execução deste projeto:
- A rotina. Nós tendemos a agir e nos sentir confortáveis com aquilo que já estamos acostumados então, é mais fácil permanecer na rotina que já está estabelecida do que modifica-la.
- Inércia. A escolha de sair do sofá, calçar um tênis e sair para caminhar alguns quilômetros ou, finalmente, entrar na academia, pode ser bem difícil.
- Estamos acostumados a esperar resultados imediatos para nossas ações quando o assunto é o bem estar físico, por exemplo, tomamos um remédio para acabar com a dor, comemos para sanar a fome etc. Como os resultados da prática de exercício físico não são imediatos, podemos nos sentir desmotivados.
Mas, como superar estes obstáculos?
O fato é que uma mudança de hábitos só pode ser feita de maneira eficaz se a pessoa tiver clareza de qual é o SENTIDO daquela mudança na vida dela. O sentido real e não aquele vendido pelas revistas e pelas celebridades. O corpo sarado da atriz ou da blogueira pode não ser motivação suficiente para muitas pessoas.
Um esforço (seja físico ou de outra ordem) destituído de sentido, gera desmotivação e até adoecimento.
Então, se você tem intenção de sair do sedentarismo, a primeira reflexão a ser feita é sobre qual o sentido disto pra você. Pode ser: diminuir seu estresse e/ou ansiedade, ampliar seu ciclo de amizades, melhorar seu desempenho sexual, ter mais disposição para o trabalho ou ter uma saúde que te dê mais tempo e disposição para estar com seus filhos. Enfim, esse sentido é único para cada pessoa!
Conseguiu encontrar um sentido capaz de sustentar os desafios da mudança? Ótimo! Agora, lembre-se dele todas as vezes que você se vir às voltas com a dúvida cruel: “fico no sofá ou saio pra caminhar?” “Vou direto pra casa ou pra academia?”
Não conseguiu ter clareza deste bendito sentido? Saiba que um psicoterapeuta pode te ajudar nisto e também na sua manutenção no caminho que você escolheu!
Feliz Ano Novo! Feliz Metas Novas!