Pela primeira vez na história, o Centro-Oeste foi representado na Copa do Brasil de Handebol de Areia. E foi uma equipe de Goiás a levar o nome da região. A AABB Goiânia/Vidal Gestão Tributária enfrentou times consolidados em Brasília.
O evento reuniu equipes das demais regiões brasileiras, numa modalidade na qual o país é decacampeão mundial. Mais de 25 atletas que integram seleções sul-americanas participaram da competição nacional.
Mais do handebol
Veja os campeões da Copa Goiás
Capitaneada por Barton Roriz, a AABB Goiânia/Vidal Gestão Tributária fez história. A equipe levou oito atletas, além de três membros da comissão técnica. Para completar o elenco, o time recorreu a três jogadores do Ceará, um dos expoentes do handebol de areia.
O time foi formado em 2022 e, desde então, conquistou dois vice-campeonatos estaduais. Roriz, que morou 20 anos em Fortaleza, foi quem trouxe o esporte à maioria dos colegas. Embora o resultado em Brasília não tenha sido dos melhores – com três derrotas – o objetivo era dar o próximo passo para a modalidade em Goiás.
“Não deixa de ser um marco dentro do esporte goiano. Nos credenciou a jogar a etapa final, em Maricá, no Rio de Janeiro, em dezembro”, ressaltou. A participação, no entanto, ainda será confirmada, uma vez que a AABB Goiânia/Vidal Gestão Tributária depende de recursos.
O trabalho, embora incipiente, tem gerado resultado. A equipe de Goiás também foi convidada a jogar o Campeonato Paulista e deve participar. “Buscamos alguns patrocínios para ver como viabilizar”, destaca.
Roriz aponta ainda que a modalidade ainda engatinha em território goiano, uma vez que a maioria fica reticente em deixar a quadra pela areia. “As pessoas têm um pouco de receio em relação ao piso”.
Para o futuro, o gestor já imagina uma equipe totalmente montada com atletas de Goiás ou que atuam por aqui. A ideia é implementar um time totalmente goiano no Campeonato Paulista.