5.6 C
New York
quinta-feira, março 28, 2024
InícioFutebolFutebol GoianoEntrevista: "Objetivo é desenvolver um bom trabalho, que permita abrir portas no...

Entrevista: “Objetivo é desenvolver um bom trabalho, que permita abrir portas no futebol brasileiro”, afirma Rui Sampaio

A Divisão de Acesso do Campeonato Goiano não tem data para começar devido à pandemia do coronavírus. Porém, o Itumbiara já iniciou a preparação de seu elenco pela internet, sob a orientação do treinador português Rui Sampaio.

O profissional de 50 anos falou em entrevista exclusiva ao Esporte Goiano, sobre a sua formação profissional, visão de jogo e como está sendo o trabalho no Tricolor da Fronteira.

Mais do Futebol Goiano:
Confira uma entrevista exclusiva com Finazzi: ex-jogador e atual técnico do Goiânia
Confira uma entrevista exclusiva com o ex-lateral esmeraldino: Jadílson
Confira uma entrevista exclusiva do goleiro Fernando Prass: ídolo do Vila Nova
Confira uma entrevista exclusiva com o ex-atacante do Azulão do Vale: Wendell Lira

- Anúncio -

Rui Sampaio possui a licença B de treinador da UEFA, pela Federação Portuguesa de Futebol e já trabalhou em equipes de futebol em Angola, Albânia, Grécia e Portugal. De acordo, com o treinador sua formação acadêmica é um diferencial no seu trabalho.

“Sou graduado e possuo mestrado em Treino Desportivo, especializado em Futebol. Isso me ajuda, na forma como planejo, organizo e implemento o meu trabalho. Com base no conhecimento científico, procuro a otimização e potencialização individual dos jogadores, no âmbito das quatro dimensões do treino /jogo: psicológica, física, técnica e tática, em prol do coletivo”, afirma Rui Sampaio.

O comandante do Itumbiara, também falou a respeito do modo como monta sua equipe em campo: “Prezo pela eficiente organização defensiva, reagindo à perda da bola, não deixando o adversário pensar o jogo, retirando-lhe a iniciativa do mesmo. Para que a minha equipe possa ter o controle do jogo em posse de bola, com transições ofensivas rápidas, tentando desequilibrar o adversário”.

Desde a conquista da Eurocopa de 2016 pela seleção portuguesa, mas principalmente com o sucesso de Jorge Jesus no Flamengo, o modelo de jogo adotado pelos treinadores portugueses passou a chamar a atenção dos dirigentes de futebol ao redor do mundo. Questionado a respeito do grande diferencial dos técnicos portugueses, Rui disse:

“Rigor, disciplina e profissionalismo. Capacidade de adaptação ao contexto. Capacidade de encontrar estratégias para superar as dificuldades, dentro e fora de campo. Honestidade e frontalidade para lidar com os jogadores, colocando o ser humano em primeiro plano e em segundo plano o atleta”, opinou.

O treinador do Itumbiara, Rui Sampaio, juntamente com os portugueses Jorge Jesus, do Flamengo e Jesualdo Ferreira, do Santos, veio tentar a sorte nos relvados brasileiros. “Experienciar o futebol brasileiro recheado de bons talentos e potencializar o meu trabalho num clube que se identificou com a minha metodologia. O meu objetivo é desenvolver um bom trabalho, que me permita abrir portas no futebol brasileiro”, declarou.

Rui Sampaio chegou ao Brasil justamente quando iniciou o surto do coronavírus e deu-se início ao isolamento social. Por esse motivo o treinador do Tricolor da Fronteira não pôde comandar nenhuma atividade no gramado. Porém, Rui tem utilizado da mesma metodologia do seu irmão Márcio Sampaio, que é auxilar técnico do Flamengo.

“Envio todos os dias, sessão de treinos para serem realizadas duas vezes por dia aos jogadores e efetuo a monitorização da gestão das cargas, através de um aplicativo chamado ID Coach, utilizada também pelo meu irmão no Flamengo”, afirmou.

Ildeu Iussef
Jornalista em formação (UFG). Produtor dos Programas Esportivos da Rádio Universitária UFG 870 AM. Amante do Esporte!
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P