Ocorreu no último sábado (30) a Engecom Endurance de Kart Rental, no Kartódromo Internacional de Anápolis. O evento em comemoração aos 115 anos da cidade reuniu reuniu 40 pilotos, em dez equipes. A competição foi fiscalizada pela Federação Goiana de Automobolismo (FAUGO).
O estilo da corrida é atípico com relação as tradicionais, com a largada “Le Mans”, onde o piloto começa a corrida fora do kart que fica posicionado ao lado oposto do competidor. Neste momento, o competidor corre a pé até o veículo, senta e acelera.
Mais do automobilismo
Goianápolis sedia 4ª etapa da Fórmula 200
A equipe vencedora foi a Hunters, com os pilotos César Vinícius, Yuri Bessa, Marcelo Japão e João Paulo Andrade. A corrida premiou com troféus nas categorias pole position, volta mais rápida e individuais para as cinco primeiras colocadas.
A atração teve duração de 100 voltas, com três paradas obrigatórias de 10 minutos. Um dos organizadores do evento Lázaro Adriano, explica o funcionamento da modalidade que contou com a presença de público com entrada franca.
“O público se fez presente e lotou a mureta dos boxes. Foram colocados brinquedos para as crianças que estavam presentes, dentre eles pula-pula, escorregador inflável e até um touro mecânico. O clima era bem familiar”, disse Lázaro.
A troca de pilotos também é uma característica da modalidade, onde durante o percurso, os velocistas revezavam entre si representando o time. O organizador afirma que ao todo foram dez equipes participantes com quatro pilotos cada, com exceção de uma que teve um a menos já que um dos competidores não pôde comparecer.
“Os revezamentos dos pilotos aconteciam com a parada obrigatória de 10 minutos, onde este tempo era totalmente controlado pela equipe e caso o piloto cruzasse a linha de chegada antes dos 10 minutos, a equipe de cronometragem apontava a falha e a equipe sofria penalização.”
O Endurance é uma competição de automobilismo com uma maneira diferente de competir e requer entrosamento entre kart e piloto, onde são combinadas estratégias que afetam o resultado final. Lázaro afirma que muitas equipes foram penalizadas o que reforça a necessidade do grupo estar em sintonia.
“O Endurance é uma competição de resistência do kart e do piloto, uma corrida de longa duração, onde a estratégia de cada equipe e todos os cálculos de tempo e peso, podem mudar o resultado final da corrida. E foi o que aconteceu”, disse.
De acordo com o organizador, a expectativa de ocorrer a próxima edição será no mês de dezembro e já reúne muitos pilotos que já planejam a formação de suas equipes.
Classificação completa:
1° Hunters: César Vinícius, Yuri Bessa, Marcelo Japão e João Paulo Andrade
2° Motor Meeting: Fabiano de Bastos, Rodolpho Santos, Thiago MM, Ruan Felipe.
3° Acelerados: Ricardo Borges, Jose Bertholdo; Douglas Costa e Victor Bueno.
4° Meverick: Luiz F. Carvalho, Lázaro Adriano, Eduardo Melo, Glaucynei.
5° Papaléguas: Gustavo Carrijo, Bruno Perin, Paulo Cesar e Rodrigo Helou.
6° Avante: Marcos Carrijo, Gabriel Morais, José Alberto e Marcelo Cândido.
7°: FELIPE.P/ILION/TIAGO.B/LEO: Luiz F. Pina, , Ilion Fleury, Thiago Vaz e Leonardo Ferreira.
8° Kart 4×4 Capota mas não breca: Thiago Cunha, Alex Mendonça, Glaydson Boroski e Bruno Bueno.
9° Top Gun: Anísio Mendes, Josemar Jerônimo, Alexandre Caraciolo e Eduardo – Dudu.
10° Ligeirinhos: Evandro Oliveira, Igor Neuber, Denis Filipe e Plínio Barreto.