O Itumbiara usou os contragolpes para derrotar o Crac por 3 a 0 no Genervino da Fonseca e deixar a zona de rebaixamento do Goianão. Mesmo acuado pelos donos da casa, o time tricolor foi eficaz no contra-ataque e matou o jogo. O resultado afundou a equipe alviazul no Z-2.
O revés deixa o Leão do Sul em situação muito delicada no Estadual. Com oito pontos, o Leão do Sul é o último colocado geral do campeonato e está a um passo de ser rebaixado para a Divisão de Acesso. O próximo confronto do Crac é no domingo, 2, às 15h30, diante do Iporá, no Ferreirão.
Veja a tabela do Goianão
Fora da degola, o Itumbiara agora tem 13 pontos e permanece na vice-lanterna do Grupo A. No geral, porém, o Tricolor da Fronteira deixou Rio Verde e Anápolis para trás. O Gigante volta a campo para encarar o Vila Nova, no domingo, às 16h, no Serra Dourada.
Sem graça
A partida começou em um bom ritmo. Precisando do triunfo, as equipes tentavam atacar e exploravam as laterais nos primeiros cinco minutos. Apesar da vontade de vencer, os times não conseguiam criar boas chances e pouco incomodaram os goleiros.
A primeira finalização foi do Leão do Sul. Aos 18 minutos, Zé Uílton resolveu arriscar de longe. O arremate não acertou a meta de Rodrigo Calaça, mas assustou o arqueiro tricolor. Depois disso, se viu uma queda significativa na intensidade do jogo.
Sem força, Crac e Itumbiara nada conseguiam fazer em campo. Apenas em lances esporádicos a bola se aproximou do gol, como nos cabeceios de Silvio e Sandrinho. Ambos foram para fora. O Gigante da Fronteira, por sua vez, foi inoperante ofensivamente na primeira etapa, finalizando apenas uma vez.
Pressão e castigo
O Crac voltou com tudo para a etapa final. Nos dois primeiros minutos, Frontini e Sandrinho tiveram oportunidades de abrir o placar. A melhor foi do centroavante argentino, que cabeceou mal a bola cruzada da direita e desperdiçou excelente chance.
O domínio do Leão do Sul prosseguiu. Os mandantes perderam gols com Francesco e Rafael Morisco e continuavam na pressão até que, aos 13 minutos, Mateus Magro aliviou o Gigante. O volante aproveitou contra-ataque fulminante puxado por Bruninho, que levantou na cabeça de Magro para que o meio-campista inaugurasse o marcador.
Pressionados pela torcida e pela zona de rebaixamento, os alviazuis partiram com tudo para tentar o empate. O Leão até criou novas chances, incomodou a defesa adversária e deu trabalho para Calaça. No entanto, quem marcou foi o Itumbiara. Aos 25, Vanílson aproveitou novo contragolpe puxado por Bruninho e, com uma finalização de primeira, fez 2 a 0.
A pá de cal veio aos 32 minutos. Mateus Magro fez a jogada e deu a assistência para Nandinho, que acabara de entrar, bater com a canhota, no ângulo, e anotar o terceiro. Com vantagem confortável, o Tricolor da Fronteira apenas administrou o placar. Irritada, a torcida catalana mostrou sua indignação gritando “olé” durante o toque do bola dos visitantes.
Ficha Técnica
Crac 0 x 3 Itumbiara
Data: 29 de março de 2017
Horário: 20h30
Local: Estádio Gernevino da Fonseca; Catalão, GO
Árbitro: Eduardo Tomaz
Assistentes: Fabrício Vilarinho e Joaquim André
Cartões amarelos: Mateus Magro, Thiago Dias (ITU); Rafael Morisco (CRA)
Gols: Mateus Magro, aos 13’2T; Vanílson, aos 25’2T; Nandinho, aos 32’2T (ITU)
Crac: Bruno Colaço; Rodrigo Dias, Silvio, Rafael Morisco e Flavinho; Levi, Francesco (Nino Guerreiro), Gabriel Davis e Zé Uilton; Sandrinho e Frontini (Robertinho).
Técnico: Alexandre Barroso.
Itumbiara: Rodrigo Calaça; Douglas, André Ribeiro, Diego Paulista e Bruninho; Mateus Magro, Guto, Thiago Dias e Marcelo Labarthe (Danilinho); Vanílson (Nandinho) e Gilmar (Matheus Guerreiro).
Técnico: Luizinho Vieira.