Entre os dias 9 e 20 de junho de 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a Seleção Brasileira de basquete em cadeira de rodas disputa o Mundial da categoria. O ala e armador Dwan Gomes, que atua pela Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), fez a sua projeção ao EG acerca dos adversários na fase de grupos.
Mais do basquete
Country B derrota AGMP e vence Copa Vermelho e Branco de Basquete
Basquete Integração confirma torneios em Acreúna, Caldas Novas e Jussara
Dwan Gomes, nascido na cidade de Santos (SP), mas que mora em Goiânia desde os oito anos de idade, está na pré-lista de 15 representantes da Seleção Brasileira. Até o início do Mundial, três jogadores ficarão de fora.
“A expectativa de estar neste grupo e poder defender o nosso país é muito grande. Ressalto que a Seleção Brasileira está de renovação de quase 80% do grupo, visando o Parapan 2023. Este campeonato vale vaga para as Paralímpiadas de Paris 2024”, declara.
O Brasil ficou no Grupo A, ao lado de Austrália, Itália e os Emirados Árabes Unidos, anfitriões do torneio. “Aparentemente estamos em um grupo forte, mas creio que dá para ficarmos em primeiro, se o Brasil jogar duro”, projeta Dwan Gomes.
A Seleção Brasileira conquistou vaga no Mundial de Basquete em Cadeira de Rodas ao alcançar as semifinais da Copa América da modalidade. A disputa ocorreu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no ano passado.