O Atlético terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro Série B brigando pelo acesso, em terceiro lugar, mas com aproveitamento abaixo de 2016 e 2009, anos em que conquistou vaga na elite do futebol nacional.
Se comparado com a última campanha bem sucedida, que culminou no título de 2016, o rendimento foi muito semelhante. Naquele ano, o time comandado por Marcelo Cabo somou 33 pontos nos primeiros 19 jogos (nove vitórias, seis empates e quatro derrotas), com aproveitamento de 57,9% e a quarta posição. Em 2019, o aproveitamento é de 54,4%, com oito triunfos, sete empates e quatro revezes. O segundo turno reservou uma impressionante arrancada, com 43 pontos (75,4% de aproveitamento).
Mais do Dragão
No fechamento do primeiro turno, time de Wagner Lopes empatou com Sport
Goleiro Kozlinski diz que Atlético teve atuação ruim no 2º tempo em Recife
No primeiro turno de 2009, o aproveitamento também foi superior (63,1%), assim como a colocação na tabela. Se hoje o Dragão é terceiro, naquele ano estava apenas três pontos atrás do líder Vasco, na segunda colocação. Foram 36 pontos somados, numa campanha com 11 vitórias, três empates e cinco derrotas. A campanha no returno foi abaixo, com 29 pontos (50,8% de aproveitamento), mas suficiente para garantir o acesso.
Em 2019
Até aqui, neste ano, o Dragão venceu São Bento, Criciúma, Guarani, Cuiabá, Vila Nova, América-MG, Operário-PR e Oeste. Das oito vitórias, seis foram em casa e duas foram longe de Goiânia. O time rubro-negro ficou no empate com Coritiba, Vitória, Ponte Preta, Londrina, Paraná, Brasil de Pelotas e Sport. Dentre as quatro derrotas, duas foram fora de casa, para Bragantino e Figueirense, e duas no Accioly, para Botafogo-SP e CRB.
O time goiano tem o sétimo ataque mais prolífico da Série B, com 22 gols marcados. A defesa é segunda menos vazada, com 15 gols, atrás apenas da retaguarda do líder Bragantino, que sofreu nove gols em 19 rodadas. O artilheiro rubro-negro é Mike, que anotou oito gols. Ele é o terceiro em número de gols, atrás de Rodrigão, do Coritiba, e Hernane, do Sport.