5.6 C
New York
terça-feira, abril 30, 2024
InícioMais EsportesLutasDedicado e com foco nas Paralimpíadas, João Victor Santana se destaca no...

Dedicado e com foco nas Paralimpíadas, João Victor Santana se destaca no judô nacional

O paradesporto em Goiás está se desenvolvendo cada vez mais. Um grande exemplo disso é João Victor Santana, de 20 anos, que vem se destacando no judô e nesta semana foi convocado para treinar com a seleção brasileira de base. O EG preparou uma matéria especial contando a trajetória do atleta.

Mais das lutas
Campeonato Goiano de Judô de 2023 começa no mês de fevereiro
Goiás encerra Copa do Brasil de Taekwondo com quase 40 medalhas

“Sou um garoto pardo, cabelos crespos, sobrancelhas emendadas, estou com a barba grande e cavanhaque meio estranho”. É assim que João Victor Santana da Silva, natural de Araguaína, no Tocantins, se descreve.

- Anúncio -

Ele começou a praticar judô por volta dos 16 anos. Nasceu cego, devido a um glaucoma congênito, e não se interessava tanto pelo esporte. Desde que conheceu o judô, porém, nunca mais conseguiu largar, mesmo através das adversidades.

“A gente vive em um cotidiano, numa sociedade que não está pronta, dificilmente vai estar pronta, mas vamos nos adaptando e nos esforçando, a cada momento tentando se desenvolver”, declara.

Quando o professor Jamil, que estava elaborando um projeto de tornar o judô mais inclusivo, visitou o Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual (Cebrav) em Goiânia, tratou de chamar João Victor para participar dos primeiros treinos.

Com dois meses de prática, o tocantinense participou de sua primeira competição, conseguindo logo de cara conquistar uma medalha de bronze. “Minha paixão pelo esporte então cresceu bastante”, declara João Victor.

Depois disso, o professor Jamil precisou ir para outra cidade e indicou o sensei Josephe para treinar João Victor. O professor acolheu o aluno e participou ativamente da sua evolução. “Formou grande parte do judoca que hoje sou”, resume o atleta.

A opinião dos treinadores

João Victor vem se destacando cada vez mais com o passar dos anos. Os treinadores são unânimes em dizer que ele já deveria ter sido convocado para a seleção brasileira antes, e que isso só não ocorreu mais cedo por conta da pandemia da Covid-19.

No entanto, mesmo com paralisações na rotina, o judoca se recusa a ficar parado. Estudante do curso de Direito, ele estuda em Goiás Velho e tem uma rotina pesada, viajando sempre para Goiânia a fim de praticar o judô.

“Tudo que ele faz, é bem feito. […] O João Victor tem muito foco. Ele não falta treino, e quando não vai, treina em casa. A gente vê que ele quer”, afirma Maicon de Souza Rodrigues, treinador de João Victor.

O técnico geral da equipe União Training, Matheus Torres, também rasga elogios ao jovem. “O João é um atleta muito dedicado, de muita disciplina e respeito, cada vez cresce mais nisso”, complementa.

Conquistas e objetivos futuros

João Victor acumula diversas conquistas na curta carreira até aqui, como duas medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares e outras vitórias nas Paralimpíadas Universitárias. Faixa marrom da categoria 60kg jovem, ele tem uma meta bem estabelecida.

“Tenho consciência do meu nome, e às vezes até me surpreendo com onde estou, de onde vim. A gente tem que manter o foco para conseguir novos resultados. No futuro, viso participar de uma Paralimpíada”, projeta.

Neste cenário, segundo ele, o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel Goiás) é essencial para levar o nome do estado não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro, como um celeiro de atletas de alto rendimento. “O paradesporto goiano tem muitas sementes”, finaliza João Victor.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
Luiz Felipe Mendes
Jornalista formado pela PUC Goiás. Amante de todos os esportes, especialmente futebol e futebol americano.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P