Ser campeão é uma sensação indescritível, para poucos. Ser decacampeão é ainda mais impressionante. Gustavo Barros de Souza, natural de Goiânia, participou do Campeonato Goiano de Atletismo de 2021 e venceu uma categoria do torneio pela décima vez. O Esporte Goiano conversou com o atleta, que explicou a sua receita de sucesso.
Mais do atletismo
Campeã goiana dos 100m relata importância do esporte
Veja fotos do Campeonato Goiano de Atletismo, no Olímpico
Gustavo Barros tem 25 anos e acumula alguns feitos importantes em sua trajetória esportiva até aqui. O goianiense começou no atletismo em 2012, com apenas 15 anos. Nas temporadas posteriores, ele garantiu o recorde goiano nos 5.000m, com um tempo de 14min20s, além de diversas outras conquistas.
Entre elas, podemos destacar o fato de que Gustavo é campeão goiano desde que começou a correr. Especialista como fundista, ele já foi campeão brasileiro em 2015 nas provas de 10.000m e ainda fez índice para o Pan-Americano do Canadá no mesmo ano. Para completar, o atleta também participa de corridas de rua nos 10km e nos 21km.
Segundo o próprio, os bons resultados na carreira se devem a três características principais. “É uma série de fatores (pelos quais me destaco), como constância, dedicação e disciplina”, afirma Gustavo. No Campeonato Goiano de Atletismo, ele já foi campeão nos 10.000m, 5.000m, 3.000m e 1.500m.
Com mais uma medalha de ouro no torneio estadual da modalidade, Gustavo Barros atualmente está morando em Aparecida de Goiânia e busca melhorar cada vez mais o seu desempenho a fim de estar presente nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, representando o Brasil e o estado de Goiás.