Conheça todos os campeões da Divisão de Acesso do Campeonato Goiano

Arte: Willian Rommel/EG
Anúncios

A segunda divisão do Campeonato Goiano, também mais conhecida popularmente como Divisão de Acesso ou Série B do Goianão, é a segunda competição mais importante do futebol adulto no estado de Goiás, sendo que o campeão e o vice desse torneio garantem vaga na Elite do futebol goiano.

Mais do futebol goiano:
Gosta de coleção? Veja os times goianos em álbuns de figurinhas
Confira as outras goleadas dos goianos no Campeonato Brasileiro 
Confira as maiores goleadas do campeonato Goiano

Tal série começou a ser disputada oficialmente em 1964, porém foi disputada na era amadora nos anos de 1959. Com base nesses anos de origem da segunda divisão do campeonato estadual, o Esporte Goiano decidiu relembrar todos os campeões até então desse torneio na era profissional. Ao todo 29 equipes levantaram a taça. Relembre todas!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

                                                        HEXACAMPEÃO

O Esporte Clube Rio Verde é o maior campeão da competição, com 6 títulos, sendo o time do interior com o maior números de títulos, ao lado do CRAC. O Verdão do Sudoeste foi campeão em 1969, 1982, 1989, 1993, 2011 e 2016. O time não possui nenhum vice da divisão de acesso.

                                                       TETRACAMPEÃO

Maior campeão do interior da primeira divisão do estadual com dois títulos, o Clube Recreativo e Atlético Catalano, possui 4 títulos da divisão de acesso. Sendo assim, possui 6 títulos estaduais. O Leão do Sul foi campeão da divisão de acesso em 1965, 2001, 2003 e 2018. O time ainda possui ainda um vice-campeonato em 1986.

                                                          TRICAMPEÃO 

O Nacional Esporte Clube, da cidade de Itumbiara, foi um dos grandes times da região do estado e da cidade da fronteira. O time não conquistou nenhum título da primeira divisão do estadual, mas em compensação faturou 3 divisões de acesso, sendo em números gerais o time com mais títulos do estadual na cidade de Itumbiara. O Nacional foi campeão nos anos de 1967, 1981 e 1983. O time não teve nenhum vice-campeonato.

                                                          TRICAMPEÃO 

O Ceres Esporte Clube, da cidade de Ceres, já faturou em 3 oportunidades a divisão de acesso do estadual. O time alvinegro foi campeão nos anos de 1966, 1968 e 1992. Além de ter dois vices em 1981 e 1983.

                                                          BICAMPEÃO 

Primeiro campeão goiano do interior na primeira divisão do estadual, o Anápolis Futebol Clube possui 2 títulos de divisão de acesso, sendo assim o maior campeão de títulos estaduais na cidade de Anápolis. O Galo da Comarca faturou a série B do Goiano nos anos de 1990 e 2012. E conquistou 4 vices nos anos de 2002, 2007, 2015 e 2019.

                                                          BICAMPEÃO 

Campeão da primeira divisão no ano de 1992 o Goiatuba Esporte Clube possui mais dois títulos da segunda divisão estadual, que foram conquistados nos anos de 1984 e 1997. O Azulão ainda possui um vice campeonato conquistado no ano de 2001.

                                                          BICAMPEÃO

O Santa Helena Esporte Clube já foi vice-campeão de 2010 da primeira divisão ao perder a final para o Atlético. No entanto tem dois títulos da segunda divisão do estadual. O Fantasma conquistou a divisão de acesso nos anos de 1986 e 2008. O time ainda foi vice-campeão em 2001.

                                                          BICAMPEÃO 

Terceiro maior campeão do estado com 14 títulos o Goiânia Esporte Clube tem mais 2 títulos da série B do estadual. O Galo Carijó foi campeão nos anos de 1998 e 2006 e não teve nenhum vice da competição.

                                                          BICAMPEÃO

Segundo maior campeão do estado com 15 títulos, o Tigrão conquistou a série B em duas oportunidades. O time colorado foi campeão nos anos de 2000 e 2015, e nunca foi vice-campeão do torneio.

                                                         CAMPEÕES 

O Grêmio Esportivo Anápolis S/A nunca conquistou a primeira divisão do estadual, mas já levantou a divisão de acesso no ano de 2017. Além disso, a Raposa tem dois vice-campeonatos em 2012 e 2000 ainda como Grêmio Inhumense.

A Associação Atlética Aparecidense, possui dois vice-campeonatos da primeira divisão em 2015 e 2018 ambas derrotas para o Goiás. Mas na divisão de acesso foi campeã no ano de 2010. O Camaleão ainda possui 2 vices na série B nos anos de 2004 e 1995.

O Azulão do Vale conquistou a divisão de acesso em 1985 e teve dois vices em 2010 e 1999. Atualmente, o Goianésia disputa a primeira divisão do estadual e sempre faz frente as equipes da capital.

Novo Horizonte Esporte Clube conquistou a divisão de acesso em 2007 além do mais foi vice-campeão nos anos de 2001 e 2003 na primeira divisão do estadual. O time ainda conquistou dois vice-campeonatos da divisão de acesso nos anos de 1987 e 2018.

O Mineiros Esporte Clube já realizou diversas campanhas boas na primeira divisão do estadual, sempre batendo de frente com as equipes da capital, no entanto nos últimos anos perdeu força no cenário estadual. O time tem um título da segunda divisão do Goianão que foi conquistado no ano de 2004 e foi vice-campeão em 1988.

A Associação Esportiva Jataiense possui um dos maiores estádios do estado, o Arapucão com capacidade de 30.000 pessoas. O Verdão do Sudoeste possui um título da divisão de acesso conquistado no ano de 2002 e o vice-campeonato no ano de 1989.

O Pires do Rio Futebol Clube figurou poucas vezes na série A do Goianão, e nos últimos anos nunca mais voltou a elite do estadual. O time alvinegro possui um título da divisão de acesso conquistado em 1996 e um vice-campeonato em 1990.

O América de Morrinhos Futebol Clube conquistou a série B de Goiás no ano de 1987, tendo também um vice no ano de 1985. América e Morrinhos fazem um dos maiores clássicos do interior goiano, e vivem rivalizando nas divisões inferiores do estado.

O Monte Cristo Esporte Clube conquistou a série B do Goiano nos anos de 1980 e um vice no ano de 1984. O Monte Cristo já rivalizou com os outros times da capital nos primórdios do estadual, mas na época moderna encontra dificuldades em consolidar a sua volta a elite do futebol do estado.

A Associação Atlética Anapolina vem sempre figurando na série A do Goianão, no entanto nunca conquistou o título da primeira divisão em Goiás. Na divisão de acesso a Xata tem um único título conquistado no ano de 2013, e um vice no ano de 2017.


Atual campeão da competição, o Jaraguá conquistou a série B do Goiano somente uma vez, justamente na temporada passada em 2019. O time era o segundo colocado do Goianão 2020 antes da paralisação do estadual. O Jecão não possui nenhum vice-campeonato da divisão de acesso.


O Caldas Novas Atlético Clube já figurou na primeira divisão do estadual, mas nunca conseguiu o título da primeira divisão do estado. O único título do time da série B do clube veio no ano de 2014. O time não possui nenhum vice-campeonato da divisão de acesso.

O Morrinhos Futebol Clube é um dos times da cidade de Morrinhos, tendo o seu rival o América. O tricolor tem um título da segunda estadual conquistado no ano de 2009, não tendo nenhum vice-campeonato.

O terceiro maior campeão da primeira divisão, ao lado do Goiânia, com 14 títulos, o Atlético possui 1 título da segunda divisão do estado conquistado no ano de 2005. Tal título é emblemático para a torcida do Dragão, visto que simbolizou a reestruturação no cenário estadual após muitos anos de portas fechadas. O time não possui nenhum vice.

O Aparecida Esporte Clube foi um time fundado no ano de 1995 para rivalizar com a Aparecidense, ambos da cidade de Aparecida de Goiânia. O Leão Azul que tem boas participações nas categorias de base do estadual, nunca venceu a série A do Goiano, no entanto foi campeão uma vez da divisão de acesso em 1999, o time não conta com nenhum vice-campeonato.

Fundado também no ano de 1995 o Bom Jesus Esporte Clube possui apenas um título do futebol goiano no profissional, e justamente é a divisão de acesso no ano de sua fundação em 1995. Foi considerado um grande feito para o clube e também para o estado visto que o time era considerado quase amador.

O Grêmio Esportivo Buritialegrense, de Buriti Alegre, tem apenas um título na sua história e é o da segunda divisão do Goianão conquistado no ano de 1994. O time que tem as inspirações nas cores do Grêmio-RS manda os seus jogos no estádio Edgar Ferreira, atualmente o clube não vem disputando competições no estado.

Piracanjuba Esporte Clube é um time da famosa cidade dos doces em Goiás, a cidade de Piracanjuba. O time alvirrubro tem apenas um título da segunda do goiano, conquistado no ano de 1991. Esse é o único título da sua história, a equipe não possui nenhum vice da competição.

Esporte Clube Quirinópolis conquistou a série B do goiano no ano de 1988, sendo o único título da sua história. O clube manda seus jogos no estádio Bichinho Vieira.

Primeiro campeão da era moderno do profissionalismo da segunda divisão do estadual, o Santa Rita EC conquistou o seu título no ano de 1961, tendo como um dos principais títulos da sua história. O outro título do clube é do torneio início também da segunda divisão, no mesmo ano. O time não possui nenhum vice da série B do goiano.

Comentários

comentários

PUBLICIDADE