A extensa temporada de 2020 chegou ao fim, no entanto a temporada de 2021 do futebol para o Atlético Goianiense já terá início no meio de semana. Considerando esses fatores o Esporte Goiano fez um balanço dos números e desempenho do Dragão nas competições em 2020. Confira!
Mais do Dragão:
Jean se declara ao Atlético-GO e promete voltar: “Não é um adeus”
“Jogo foi ruim, mas o que vale é o título”, destaca Adson Batista após bicampeonato goiano
Desempenho rubro-negro nas competições
Em 2020, o Atlético-GO disputou a Copa do Brasil, o Campeonato Goiano, a Copa Verde e a Série A do Brasileiro. O clube realizou um total de 64 jogos, tendo conquistado 26 vitórias, 18 empates e sofrido 20 derrotas, o que dá um aproveitamento de 50%.
O Dragão terminou a Copa do Brasil em 10º lugar, após ter sido eliminado nas oitavas de final do torneio; conquistou o título do Campeonato Goiano, após vencer o Goianésia nas penalidades máximas; a Copa Verde em 8º lugar, após ser eliminado nas quartas de final; já na Série A do Campeonato Brasileiro terminou em 13º lugar e conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana.
Vale destacar que o Atlético-GO terminou a Séria A 2020 com 50 pontos, dois a mais do que os 48 de 2011. Desta forma, o Dragão conseguiu seu melhor desempenho em pontuação na história do Brasileirão.
Além disso, o Atlético–GO participará da Sul–Americana pela segunda vez na história. A primeira foi em 2012, quando o time eliminou o Figueirense na primeira fase e logo depois caiu para a Universidad Católica, do Chile.
Números do ataque e defesa do Atlético-GO
Em 64 jogos, o ataque rubro-negro anotou 91 gols e a defesa foi vazada em 70 oportunidades.
Treinadores
Sob o comando de Cristóvão Borges, o Atlético-GO disputou sete partidas, tendo quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Após empatar diante do Crac e Anápolis, o treinador foi desligado do clube com 66% de aproveitamento.
Já com Vagner Mancini, o Dragão disputou 18 partidas e obteve cinco vitórias, seis empates e sofreu sete derrotas – Após uma receber uma proposta do Corinthians, o profissional deixou o clube com aproveitamento de 38%.
Marcelo Cabo comandou o Atlético-GO em 22 partidas tendo dez vitórias, sete empates e cinco derrotas – aproveitamento de 56%. O treinador deixou o clube, após aceitar uma proposta do Vasco da Gama.
Entre idas e vindas de treinadores, quem comandou o Dragão foi Eduardo Souza. Em 17 partidas sob seu comando técnico, o Dragão conquistou sete vitórias, três empates e sofreu sete derrotas – aproveitamento de 47%
Jogadores
Os atletas que mais vestiram a camisa do Atlético-GO em 2020 foram o volante Marlon Freitas, o goleiro Jean e o meia Matheus Vargas. O volante rubro-negro atuou em 50 partidas e anotou dois gols; o arqueiro defendeu a meta atleticana em 46 oportunidades; já o meia esteve em campo em 45 jogos e anotou quatro gols
Já os jogadores que mais balançaram as redes adversárias com a camisa rubro-negro foram os atacantes Renato Kayzer com 10 gols e Zé Roberto com 8 gols; além do goleiro Jean que balançou as redes adversárias em 6 oportunidades.