Cinco jogos abrem neste domingo (22) a Divisão de Acesso do Campeonato Goiano. Neste ano, a competição vem turbinada com maior número de vagas para a elite do futebol estadual. Além disso, equipes tradicionais como Jataiense, Crac, Goiânia, Santa Helena e Goianésia disputam o torneio.
A Federação Goiana de Futebol decidiu expandir o Goianão de 2019 para 12 clubes, portanto, quatro subirão da Divisão de Acesso de 2018. Em contrapartida, duas agremiações serão rebaixadas para a disputa da Terceira Divisão no próximo ano.
A rodada de abertura terá todas as cinco partidas com início às 16h. No Genervino da Fonseca, o bicampeão goiano Crac recebe o Santa Helena, que iniciou uma reformulação na estrutura do clube. Outro favorito que estreia em casa é o Goianésia. No reformado Valdeir de Oliveira, o Azulão encara a Aseev, que fez pouco barulho até aqui.
No Arapucão, as duas equipes que ascenderam da Terceira Divisão de 2017 duelam. A Jataiense, que se beneficiou da exclusão da Abecat, enfrenta o Jaraguá, que mantém o técnico Coutinho e uma base que se mostrou forte no acesso do ano passado.
Trindade e Novo Horizonte, que não causaram estardalhaço mas estão sempre entre os candidatos ao acesso, tentam provar que podem ocupar uma das quatro vagas no Goianão 2019. Tacão e Fantasma duelam no Abrão Manoel da Costa.
Galo estreia em Morrinhos
Por fim, mais um duelo entre times tradicionais ocorre em Morrinhos. No Centro Esportivo João Vilela, o América recebe o Goiânia, que se reforçou com nomes como Márcio, Juninho, Leandro Bulhões, Wanderson Lima e outros, além de contratar o técnico Edson Júnior, campeão em 2017 comandando o Grêmio Anápolis.
Mais: Goleiro Márcio cita filho caçula como motivação para se manter em alto nível
O comandante alvinegro inclusive não fez mistério e confirmou a equipe que vai estrear na Divisão de Acesso. O provável Goiânia em Morrinhos tem: Márcio; Bruno, Robson, Valdson e Vandinho; Leandro Bulhões, Renato, Caio e Robert; Juninho e Yago.
Do lado alvirrubro, Daniel Franco promete marcar forte o Galo. Ele tem a maior parte do XI inicial confirmada, mas ainda leva algumas dúvidas para o João Vilela. O América deve entrar em campo com: Vinícius; Luan, Lídio Lucas (Alex) e Magal; Fagner, Nick, Zé Wilson (Edinho) e Alexandre; Adaílson e Serginho.