A equipe masculina do Xavantes UFG Rugby conquistou, no último sábado (22), o tricampeonato dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Rugby 7 2021 e de quebra uma vaga no Pan-Americano Universitário, que acontecerá em La Plata, na Argentina, ainda sem data definida. Em contato com o EG, o capitão Humberto Batista comentou acerca da conquista do título nacional.
“A conquista do JUBs foi muito importante e veio para coroar o trabalho que estamos fazendo há uma década. Em seis participações na competição, a nossa pior colocação é um segundo lugar, pois temos três títulos e três vice-campeonatos. Nas duas últimas edições do JUBs, São Paulo e Recife, a gente bateu na trave e isso frustrou muito a nossa equipe. Porém, superamos as adversidades que o esporte amador nos traz e coroamos os nossos esforços”, declarou.
Mais do rugby
1ª etapa do Pequi Sevens é marcada para Junho
Treinadora do Vila/Universo exalta conquista do JUBs Rugby 7
O atleta ainda salientou a importância da conquista do título brasileiro de Rugby Sevens para o cenário goiano da modalidade.
“A nossa briga no cenário nacional é mostrar que existe Rugby fora do eixo, pois a modalidade no Brasil é muito centralizada nas regiões Sudeste e Sul. Então, a grande briga que nós temos, principalmente, das Regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, é mostrar que tem muito rugby fora do eixo. A importância desse título é enorme para Goiás, pois mostramos a força do rugby goiano”.
De acordo com Humberto Batista, o Xavantes UFG terá pela frente a primeira etapa do Circuito Centro Oeste de Rugby, o Pequi Sevens, no mês de junho, e a segunda etapa em julho. Na competição regional, a equipe goiana irá defender o título e, também, se preparar para a disputa do Pan-Americano Universitário.
“O Pequi Sevens vai servir de preparação para a disputa do Pan-Americano, pois vamos utilizar todos os nossos atletas universitários, com alguns atletas que não são universitários agregando. Mas a nossa preparação vai ser focada para um melhor nível físico dos atletas, para brigarmos na Argentina pelo título continental e vaga no Mundial de Kazan, na Rússia”, concluiu.