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domingo, abril 28, 2024
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Os brasileiros apostam no FIFA?

Quem imaginava que em março de 2020, o planeta fosse assolado por uma pandemia? Quem sabe a 22bet tenha sido visionária ao perceber algo muito inusitado acontecendo por aqui. Todas as ligas do mundo paralisaram seus torneios. 


Nesse período estranho da história, o que manteve os sites de apostas em alta foram os jogos eletrônicos, incluindo o e-soccer FIFA e Pro Evolution Soccer. Curiosamente, mesmo agora com o relaxamento das medidas para evitar a disseminação da Covid-19, e com o retorno dos eventos no mundo do futebol, o futebol virtual segue como uma das seções mais acessadas em casas de apostas. O e-soccer, em especial o FIFA, tornou-se uma febre entre os apostadores.

Os fatores para que tal febre ocorra são muitos, desde a dinâmica do jogo até o fato de o FIFA proporcionar bastante conforto, pois opera 24 horas por dia, ou seja, tem apostas a todo momento, todos dias, sempre com oportunidades surgindo. Não existe tempo ruim para o FIFA.

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A receita é bastante simples: quem gosta de futebol e videogames, gosta do FIFA, quem gosta de games, mas não é muito adepto do jogo na vida real, gosta do FIFA e, acreditem, mesmo aqueles que não gostam nem de um nem de outro, jogam FIFA. Em resumo, todos jogam FIFA.

Quando a série FIFA foi lançada, no início dos anos 1990, muitos outros games de futebol já agitavam o mercado, entre eles o Kick Off, Tehkan World Cup, Sensible Soccer e Match Day. Mas o FIFA chegava com um único componente: era o primeiro game que tinha a licença oficial da própria FIFA, a entidade máxima do futebol no planeta. 

Em 1993, a Electronic Arts usava o selo EA Sports para apresentar ao mundo o seu mais novo jogo da história: FIFA International Soccer, para Mega Drive. Exatamente dois anos após o lançamento do primeiro FIFA, em 1995, nasceu seu grande concorrente, o J-League Winning Eleven, que no Ocidente virou Pro Evolution Soccer. E cá entre nós, a partir de 1995, o rival tinha uma jogabilidade bem melhor. Mas como a história se movimenta, o jogo também se movimentou.

A partir da constatação de que o FIFA perdia terreno ocorreu uma reviravolta e o motor gráfico do FIFA passou a evoluir. Na edição de 1996, os nomes verdadeiros de jogadores foram usados pela primeira vez, com os avatares em 2D movimentando-se por um campo redesenhado em profundidade 3D. A mudança agradou aos fãs, especialmente quando, em 1997, os modelos em polígono foram aperfeiçoados, já com os olhos voltados para a Copa do Mundo de 1998. Aliás, a edição especial FIFA: Road to World Cup 98 trazia gráficos impressionantes para a época, com uma jogabilidade refinada. Os fãs estavam extasiados por poder jogar com as seleções nacionais tão ricamente reproduzidas.

A disputa de mercado com o rival PES tornou-se acirrada e assim o foi durante muitos anos. Ora um dos jogos estava ligeiramente melhor, ora era o outro que, como num passe de mágica, se reformulou e passou a se destacar. O divisor de águas, contudo, viria mesmo Mas o divisor de águas mesmo só viria com FIFA 14, super turbinado em seus padrões gráficos. Com foco na então nova geração de consoles da época, o PlayStation 4 e Xbox One, a melhoria gráfica impressionou tanto quanto a ambientação, sim, os jogos podiam ser disputados sob chuva, neve, sol abrasador, enfim, o jogo se tornava cada vez mais real.

Ainda outras funcionalidades chegariam para conquistar de vez o coração dos jogadores: a Human Intelligence, que dava um comportamento quase humano às imagens, e True Player Motion, função que atribuía extremo realismo à animação. A partir daquele momento, a série FIFA adquiriu corpo e assumiu a liderança do mercado.

Não há como negar, a série FIFA é um verdadeiro marco histórico no universo dos games. Nem todas as mudanças foram bem recebidas, mas a coroa do rei dos jogos de futebol não está ameaçada. A prova disso é que o sucesso do FIFA gerou uma legião de outros jogos, como o FIFA 64, de 1997, específico para a Nintendo, FA Premier League Stars, de 2001, baseado na Premier League, foi lançado em alguns países como game separado, FIFA Soccer World Championship, de 2000, exclusivo do PlayStation 2 no Japão, UEFA Champions League, lançado como jogo separado entre 2005 e 2007, FIFA Total Football, lançado no Japão, em 2004, FIFA Superstars, game voltado para o Facebook e FIFA World.

Sim, é uma febre que não passa e os brasileiros padecem, jogam e apostam muito bem, obrigado.

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