Não deu para o Brasil na decisão da Universíade 2019, os Jogos Olímpicos Universitários, disputada no Estádio Arechi, na Itália. Após derrotar a Rússia na semifinal, a Seleção Brasileira, que conta com a base do Jaraguá e outros atletas que atuaram em Goiás, acabou perdendo para o Japão por 4 a 1. Os gols dos japoneses foram anotados por Hatete e Ueda, três vezes. Dudu descontou para os vice-campeões.
Apesar do revés, a delegação garantiu a inédita medalha de prata na Universíade para o Brasil. Os melhores resultados do país haviam sido em 1999 e 2011, quando a Seleção deixou o evento com o bronze.
O confronto
Comandados pelo goianiense Ariel Mamede, a Seleção Brasileira jogou recuada diante do favorito Japão. Com muita troca de passes e jogadas pelo lado direito, com os avanços do lateral Nakamura, os japoneses levavam bastante perigo ao gol de Matheus Kayser. O goleiro do Jaraguá acabou conseguindo parar o ímpeto asiático durante os 45 minutos iniciais, mantendo o placar intacto.
O segundo tempo teve a mesma dinâmica, mas os japoneses conseguiram uma melhora com a expulsão de Ramon, pelo segundo cartão amarelo, ao cometer pênalti. Na cobrança, Ueda tratou de deixar o Japão na vantagem. Não tardou para que o atacante anotasse outro tento, aproveitando espaço na defesa verde e amarela.
Com mais espaço para trabalhar a bola, o Japão não tomou conhecimento da Seleção Brasileira e fez o terceiro com Hatate. Mesmo com um a menos, o Brasil conseguiu seu gol de honra com Dudu, ex-Vila, aproveitando de bate-rebate dentro da área. Fechando o placar, já na reta final de partida, o artilheiro Ueda completou seu hat-trick e garantiu o ouro para os japoneses.