O Campeonato Goiano de Basquete de 2019 terá uma final entre equipes de Anápolis. Neste sábado (14), pelas semifinais do Estadual, Basquete Anapolino e Vultures bateram Goiânia/Aprovida e Faculdade Araguaia/AEGB/Sesi, respectivamente, no ginásio Carlos de Pina e marcaram um duelo citadino na decisão.
No primeiro confronto, os auriazuis atingiram a quarta partida consecutiva com contagem centenária e a quinta em oito jogos no Estadual. Assim, construiu uma vitória por 102 a 58 sobre o Galo. No embate de fundo, muito equilíbrio até o intervalo. Depois, porém, os abutres se sobressaíram e fizeram 58 a 47 diante da AEGB.
A final está marcada para a terça-feira (17), às 19h, no ginásio Carlos de Pina. Com duas equipes da capital, a decisão de 3º lugar será neste domingo (15), às 17h, no Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia.
Mais do basquete
Confira a tabela e classificação completa
Desbancando o atual campeão
Embalado por sete triunfos consecutivos, o Basquete Anapolino não teve problemas para eliminar os atuais campeões e avançar à decisão, no quarto jogo consecutivo somando mais de 100 pontos.
O time auriazul começou com muita intensidade e já abriu grande vantagem ainda no primeiro período. Destaque para Leandro Moraes, com um jogo físico e efetivo no garrafão. O armador Italo Rauseo também teve início a mil e deu muito trabalho para a defesa do Goiânia.
No segundo quarto, o Galo conseguiu se impor durante um breve período. Foi o momento de mais brilho técnico das equipes, que proporcionaram vários lances de efeito, como tocos e enterradas. Após um tempo técnico, o Basquete Anapolino retomou as rédeas da partida e não teve mais problemas para fechar o placar em 102 a 58 com boas atuações de Thiago Pedro e Cesomar no fim.
Embate defensivo
Se no primeiro duelo do dia os torcedores puderam vibrar com 160 pontos combinados entre os adversários, Vultures e AEGB fizeram um duelo de defesas. No primeiro período, os dois times tiveram muitos erros e também boas jogadas defensivas. Foram mais de cinco minutos para que a primeira bola caísse, e o placar terminou apenas em 9 a 8 para os abutres.
O jogo seguiu físico e com supremacia das defesas no segundo período. Com muito equilíbrio em todas as estatísticas, os times foram para o intervalo com apenas um ponto separando os donos da casa dos visitantes.
Na etapa final, o Vultures voltou melhor e abriu 16 pontos de frente no terceiro período, aproveitando o mau momento da AEGB. Os abutres foram mais precisos, mantiveram uma defesa forte e contaram com um alto número de faltas decorrentes do nervosismo dos adversários. No último quarto, o time da capital adotou uma marcação pressão para tirar a desvantagem. Os anapolinos, porém, souberam sufocar qualquer tentativa de reação e fecharam o confronto em 58 a 47.