O Atlético participa, a partir desta quarta (12), de sua quinta Série A no sistema de pontos corridos. A estreia será contra o Flamengo, no estádio Olímpico, às 20h30. O retrospecto nos debutes não é dos melhores. Até então, o Dragão venceu apenas uma vez, além de ter empatado outras duas e perdido uma partida inaugural.
Mais do Dragão:
-> Terceira camisa será lançada no jogo contra o Flamengo
-> Chico sonha em defender seleção da Coreia e mostra preocupação com pandemia
-> Adson é favorável a mudança de laboratório para exames da Covid no Atlético
O Atlético estreou na competição com o atual formato em 2010. O Dragão enfrentou o Grêmio na partida que marcou sua volta à elite do futebol brasileiro, no Serra Dourada. O duelo terminou em 0 x 0.
Naquela temporada, o clube goiano se safou do rebaixamento na última rodada, diante do Vitória/BA. 2010 foi o último ano que o estado de Goiás teve dois representantes na elite do Brasileirão, e naquele ano o time campineiro escapou do rebaixamento, diferentemente do Goiás, que caiu.
Em 2011, o Rubro-Negro, pelo segundo ano consecutivo na Série A, enfrentou na estreia o Coritiba. Desta vez, saiu vencedor. O Dragão derrotou o Coxa pelo placar de 1×0, jogando no estádio Couto Pereira. No final da competição, a equipe goiana ficou em 13º, com 48 pontos.
Na terceira participação seguida na elite, em 2012, ano que que também marcou a estreia na Copa Sul-Americana, o Atlético começou a campanha num empate sem gols com o Cruzeiro, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. O final do campeonato marcou o descenso atleticano, com apenas 30 pontos, na 19ª posição.
Depois de cinco anos afastado da elite, o clube retornou em 2017, em grande estilo, sendo campeão da Série B de 2016. Porém, na estreia o time conheceu a sua primeira derrota, em partidas iniciais do torneio. Foi goleado pelo Coritiba por 4×1, no estádio Couto Pereira. Naquele ano, o Dragão foi rebaixado, na última colocação, com 36 pontos.
Veja as escalações do time nas estreias:
2010 – 08/05/2010 – 18h30 – Atlético 0x0 Grêmio
Atlético: Edson; Ayrton, Welton Felipe, Gilson e Chiquinho; Agenor, Elias (Róbston), Pituca (Keninha) e Ramalho; Juninho (Rodrigo Tiuí) e Marcão.
Técnico: Geninho
2011 – 22/05/2011 – 16h00 – Coritiba 0x1 Atlético
Atlético: Márcio (Roberto); Adriano, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Ramalho (Preto) e Vitor Júnior (Felipe Brisola); Felipe e Marcão.
Técnico: Marcelo Oliveira
2012 – 20/05/2012 – 20h30 – Cruzeiro 0x0 Atlético
Atlético: Roberto; Joilson, Gilson, Paulo Henrique, Ernandes; Pituca, Marinho (Juninho), Fernando Bob e Elias (Willian); Digo Campos,e Bida
Técnico: Adilson Batista
2017 – 15/05/2017 – 20h00 – Coritiba 4×1 Atlético
Atlético: Klever; Eduardo, Ricardo Silva, Roger Carvalho e Bruno Pacheco;
Marcão Silva, Igor (Andrigo) e Jorginho (André Castro) e Walterson (Júnior Viçosa);
Everaldo e Walter.
Técnico: Marcelo Cabo
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.