Pelo Campeonato Brasileiro de Karatê, o estado de Goiás se destacou em Brasília. Com uma delegação de 300 atletas, os participantes conquistaram um total de 180 medalhas nas modalidades Kata e Kumitê. Vale ressaltar a presença massiva de pódios da cidade de Valparaíso de Goiás, com 59 medalhas.
Mais das lutas
Confira os medalhistas goianos no Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo
Patrik Cardoso fica com o bronze nos Jogos Pan-Americanos da Juventude
O Campeonato Brasileiro de Karatê aconteceu entre os dias 2 e 5 de dezembro, na AABB. Valparaíso de Goiás ficou com a maior quantidade de medalhas, 59 (18 ouros, 13 pratas e 28 bronzes). A cidade de Águas Lindas veio logo atrás, com 44 (quatro ouros, 14 pratas e 26 bronzes), seguida por Novo Gama, com 40 (seis ouros, oito pratas e 26 bronzes). Por fim, 26 pódios foram para atletas de Anápolis (12 ouros, nove pratas e cinco bronzes) e outras 11 para os caratecas de Goiânia (um ouro, três pratas e sete bronzes).
Os atletas goianos estiveram vinculados ao Construindo Campeões. Criado em 2019, o projeto oferece aulas de karatê, judô, wrestling e jiu-jitsu (a partir de janeiro também com taekwondo) para crianças e adolescentes de baixa renda. Atualmente está presente em 33 municípios goianos, com cerca de 3.500 alunos matriculados.