5.6 C
New York
sexta-feira, abril 26, 2024
InícioFutebolFutebol GoianoNo Aníbal Toledo, Aparecidense e Goiás abrem final do Goianão

No Aníbal Toledo, Aparecidense e Goiás abrem final do Goianão

O primeiro ato da decisão do Campeonato Goiano 2018 será dado neste domingo (1). Aparecidense e Goiás duelam a partir das 16h, no Aníbal Batista de Toledo, com um pensamento comum: o título de campeão estadual.

Para chegar até aqui, cada clube fez 16 jogos. E não foi fácil conquistar a vaga na final. Embora tenham se classificado com certa tranquilidade para a fase semifinal, tanto Camaleão quanto o Esmeraldino, sofreram para passar por Vila Nova e Anapolina. O destino, porém, garantiu que os clubes, após avançarem nos pênaltis, se reencontrassem em uma decisão estadual depois de três anos.

Neste domingo, teremos apenas os 90 primeiros minutos de uma final de 180, mas eles podem ser decisivos. Em 2015, o Goiás praticamente garantiu a taça ao bater a Aparecidense por 2 a 0 no Aníbal Toledo. Aí foi fácil para liquidar a fatura e levantar o 25º caneco do Goianão naquele ano.

- Anúncio -
Ineditismo x Hegemonia

O Camaleão tenta seu primeiro título estadual em quase 33 anos de história. O clube da Grande Goiânia se consolidou nos últimos anos como a principal força de fora da capital. O trabalho da diretoria levou ao vice-campeonato em 2015, mas a expectativa para este ano é de finalmente ficar com o troféu.

Meia Washington diz que não há clima de revanche pelo lado do Camaleão

Para isso, porém, a Aparecidense precisa quebrar a hegemonia do Goiás no estado. O clube esmeraldino é o maior vencedor do Goianão e busca seu 28º título e o tetracampeonato consecutivo. A dinastia alviverde chegou às últimas oito finais estaduais. Das últimas 24 decisões, o Verde ficou fora apenas de três (1995, 2004 e 2010).

Escalações

O técnico Márcio Azevedo tem quase todo o elenco à disposição para o primeiro jogo da final. O único atleta que está fora é o zagueiro Filipe Costa, que vinha ficando como opção no banco. Ele suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A escalação deve ser a mesma da semifinal diante do Vila Nova. O Camaleão, contudo, tem sete jogadores pendurados com dois amarelos.

A ausência esmeraldina também é na zaga. Eduardo Brock recebeu o terceiro cartão amarelo contra a Anapolina e não jogará. A boa notícia é o retorno do meio-campista Léo Sena, que cumpriu automática contra a Xata, e será uma das novidades, ao lado de Raphael Silva, que entra na defesa. O técnico Hélio dos Anjos mantém dúvidas entre Caíque Sá e Alex Silva na direita, Breno ou Jefferson na esquerda, e Júnior Viçosa ou Lucão no comando de ataque.

Retrospecto

O Goiás tem ampla vantagem no retrospecto deste confronto. Em 25 jogos, foram 18 vitórias esmeraldinas, cinco empates e apenas dois triunfos da Aparecidense. O dado curioso é que o Camaleão jamais derrotou o Alviverde atuando no Aníbal Batista de Toledo. Neste ano, os comandados de Hélio dos Anjos venceram a equipe de Aparecida de Goiânia duas vezes na fase de classificação.

Ficha Técnica
Aparecidense x Goiás – 1º jogo da final do Campeonato Goiano 2018
Data: 1 de abril de 2018
Horário: 16h
Local: Estádio Aníbal Batista de Toledo; Aparecida de Goiânia, GO

Árbitro: André Luiz Castro
Assistentes: Bruno Pires e Tiago Gomes

Aparecidense: Busatto; Rafael Cruz, Mirita, Thiago Carvalho e Hélder; Tiago Ulisses, Araújo, Alex Henrique, Washington e Uederson; Nonato.
Técnico: Márcio Azevedo.

Goiás: Marcelo Rangel; Caíque Sá (Alex Silva), Raphael Silva, David Duarte e Jefferson (Breno); Madison, Léo Sena e Giovanni; Carlos Eduardo, Maranhão e Lucão (Júnior Viçosa).
Técnico: Hélio dos Anjos.

Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Jornal Diário do Estado, Diário de Goiás e Rádio BandNews.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P