A Câmara Municipal de Anápolis aprovou nesta quarta-feira (16) um projeto que inclui a Associação de Basquete de Anápolis (ABA) no programa Torcida Premiada. O texto já recebeu aprovação definitiva e aguarda apenas a sanção do prefeito Roberto Naves (PP), que o enviou ao Legislativo.
A matéria autoriza a Prefeitura a repassar o valor de R$ 10 mil por jogo à ABA durante o Campeonato Goiano Adulto, que deve ocorrer a partir de setembro.
Mais do basquete
Veja os cestinhas do CGB 3×3
O montante, como nos casos de Anápolis, Anapolina e Grêmio Anápolis, serve para custear os ingressos, que são trocados pelo contribuinte a partir da apresentação da quitação de tributos municipais, como IPTU, ITU e ISS.
A inclusão da ABA vale para 2023. O time de Anápolis já confirmou intenção de participar do estadual deste ano, mas o conselho técnico que definirá participantes e tabela do Goiano ainda não foi realizado pela Federação Goiana de Basquete (FGB).
Presidente da associação, o técnico Moisés da Silva diz que o valor ajudará a equipe a se estruturar e retomar a competitividade de outrora da modalidade no município.
“Fazemos basquete com muita dificuldade, precariedade. Tenho uma escola do basquete na qual faço parceria com os pais, o que não é possível no adulto. O Torcida Premiada vem para começarmos a estruturar um projeto que já está em andamento. Se conseguirmos fazer as trocas, atingir a meta, vai ser muito favorável para contratarmos atletas, estrutura de material esportivo”, avaliou.
A ABA existe há 19 anos. Neste período, conquistou três títulos estaduais no adulto, além de outros 24 nas categorias de base. “Estamos esperançosos para melhorar nossa estrutura. Precisamos de estrutura física e de bons jogadores”, disse Moisés.
Anápolis tem também o Vultures, que não está incluído na legislação. Em 2019, jogadores da equipe se uniram com a gestão da ABA e formaram o Basquete Anapolino, que foi contemplado pelo Torcida Premiada e disputaria o Brasileiro da modalidade em 2020. Com a pandemia de Covid-19, contudo, o torneio foi cancelado e o projeto se desfez.
Em 2021, o Vultures jogou o campeonato nacional e chegou a avançar para os playoffs. No entanto, sem recursos financeiros, a equipe decidiu abandonar o Brasileirão e chegou a encerrar temporariamente o projeto. Depois de uma breve temporada em Vianópolis, os abutres voltaram a atuar na cidade e foram campeões goianos em 2022.